Queda na demanda durante isolamento social acentua a depreciação dos preços da mandioca em Santa Catarina
Podcast
Queda na demanda durante isolamento social acentua a depreciação dos preços da mandioca em Santa Catarina
Download
A atual safra de mandioca em Santa Catarina também foi afetada pela estiagem que atingiu o estado. A falta de chuvas deixou as raízes mais leves e dificultou a retirada delas do solo seco. Por outro lado, aumentou o teor de amido em cada unidade, beneficiando este tipo de negócio.
Apesar dessa diminuição de safra, os preços da mandioca no estado seguem caindo. Segundo o analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, Haroldo Elias Tavares, o consumo da mandioca e seus derivados vinha caindo nos últimos anos e teve queda acentuada neste momento de pandemia da Covid-19.
A demanda dos produtos caiu até 60% com a redução do consumo especialmente de restaurantes e da merenda escolar. Com isso, os preços da tonelada, que há três anos era de R$ 600,00, hoje chega à R$ 350,00 deixando os produtores preocupados.
Tavares aponta que este cenário deve levar à uma nova redução de área cultivada para a próxima safra, o que aliada ao menor volume disponível com o término das colheitas, pode ajudar na recuperação das cotações entre o segundo semestre de 2020 e o próximo ano.
Confira a íntegra da entrevista com o analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri no vídeo.
0 comentário
Tomate/Cepea: Produtividade no Sul de Minas melhora no decorrer da safra
Uva/Cepea: Tarifas, qualidade e custos pressionam exportações de uva no primeiro semestre de 2026
Cacau atinge máxima de 7 meses em Londres
Inverno aumenta desafios fitossanitários e reforça importância do manejo preventivo em hortaliças
Mandioca/Cepea: Oferta segue abaixo das expectativas
HORTI RESENHA#146 - Manejo preventivo de doenças em hortifruti regionais