Do Grão à Barra #5 - Cacau de qualidade é a peça chave para chocolates com sabores cada vez mais complexos
Podcast
Cacau de qualidade é a peça chave para chocolates com sabores cada vez mais complexos
Download![]()
Priscila França, chefe chocolateira premiada que já deu aulas na tradicional escola gastronômica Le Cordon Bleu, explica que os chocolates Bean to Bar e Tree to Bar precisam ter como base a qualidade do cacau. Desta forma, pouco a pouco os produtores brasileiros vão descobrindo novas práticas de manejo para que essa qualidade seja atingida, proporcionando a abertura de mercados cada vez mais exigentes. A experiência sensorial complexa e o maior valor agregado são os resultados de uma cadeia produtiva que começa a investir na profissionalização e no reconhecimento do trabalho dos cacauicultores.

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.
Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.
O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.
Leia Mais:
+ Entre dificuldades e avanços, Dia do Cacau representa um setor em plena expansão
0 comentário
Manga/Cepea: Rentabilidade cai, mas se mantém acima dos padrões para novembro
Cacau fecha em alta de 1,1% em Nova York
HORTI RESENHA #126 - 2025 foi mais um ano desafiador para a citricultura brasileira
Cacau atinge máxima em um mês na bolsa ICE
Tomate/Cepea: Clima úmido eleva a incidência de bactérias nas lavouras de Itapeva
Banana/Cepea: Como foi o cenário de exportação brasileira no ano de 2025?