Do Grão à Barra #130 -Situada no semiárido, pesquisa revela o potencial produtivo para o cacau na região norte de Minas Gerais
Do Grão à Barra #130 -Situada no semiárido, pesquisa revela o potencial produtivo para o cacau na região norte de Minas Gerais
![]()
Minas Gerais destaca-se pela diversificação agrícola, com forte presença na produção de café, leite e, mais recentemente, azeites, vinhos e cacau. A região Norte do estado tem se tornado uma nova fronteira para o cultivo do cacau, especialmente ao ser consorciado com a banana. Segundo o pesquisador Victor Martins Maia, da Unimontes, que estuda a viabilidade do cacau na região há cerca de 10 anos, o semiárido mineiro surpreendeu ao oferecer condições favoráveis à cultura. Essa nova fronteira permite uma produtividade até dez vezes superior à do Sul da Bahia, região tradicional de cacau no Brasil.
A região Norte de Minas, embora seca e com a necessidade de irrigação, enfrenta menos problemas sanitários, o que, somado às técnicas de fruticultura já estabelecidas, favorece a qualidade e sanidade das amêndoas. A combinação do clima e das técnicas desenvolvidas assegura uma alta qualidade do cacau, especialmente durante os processos de fermentação e secagem, resultando em um produto diferenciado.
0 comentário
Após alta intensa, cacau volta a cair após participação de lado vendedor no mercado global
Preços baixos do cacau exigem que produtores busquem novas formas de comercialização
Melancia/Cepea: Menor demanda pressiona valores
Mandioca/Cepea: Preços recuam com aumento da oferta
Cacau cai após máximas de 3 meses e meio, mas registra ganho semanal de 16%
Banana/Cepea: Produção crescente em SC pressiona preços no atacado paulista