Cinturão citrícola: Incidência de psilídeos, vetor do greening, aumenta mais de 300% e Fundecitrus orienta manejo mais rigoroso
Podcast
Entrevista com Marcelo Miranda - Pesquisador do Fundecitrus sobre a Alta população de psilídeos
Download
De acordo com dados divulgados pelo Fundecitrus, o cinturão citrícola registrou um aumento expressivo na captura do psilídeo, a população do vetor greening, janeiro de 2021, o número de capturas foi 272% maior do que em janeiro de 2020; na primeira quinzena de fevereiro, 313% maior. O aumento de casos foi observado tanto em São Paulo como em Minas Gerais.
As pesquisas mostram ainda que as condições climáticas extremamente favoráveis para alimentação, reprodução e dispersão do inseto ajudam a explicar o cenário. Outro fator pode ser a diminuição, devido à pandemia, do rigor do manejo, tanto interno quanto externo.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Marcelo Miranda, pesquisador da Fundecitrus, destacou que adotar um controle mais rigoroso nesse momento é fundamental para evitar o aumento da incidência de greening no futuro. "Além da frequência, é necessário garantir a qualidade das aplicações por meio de produtos com maior residual, volume adequado e rotação de grupos químicos", afirma.
Veja mais informações divulgadas pelo Fundecitrus:


0 comentário
Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
Citros/Cepea: Safra 25/26 pode ficar abaixo de 300 mi de caixas pelo 2º ano
Segunda reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 294,81 milhões de caixas
Citros/Cepea: Tahiti inicia dezembro com reação de preços
Citrosuco anuncia fundo de pensão do Canadá PSP como novo acionista
Citros/Cepea: Maior umidade favorece safra, mas ventos e granizos preocupam