HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Citrus: Florada já começou em algumas áreas e Fundecitrus alerta para período suscetível para podridão floral

Publicado em 11/08/2021 15:38
Geraldo Silva Jr - Pesquisador do Fundecitrus
Entrevista com Geraldo Silva Jr - Pesquisador do Fundecitrus sobre o Manejo eficiente e sustentável da doença no cinturão citrícola

Podcast

Entrevista com Geraldo Silva Jr - Pesquisador do Fundecitrus sobre o Manejo eficiente e sustentável da doença no cinturão citrícola

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo dados divulgados pela Fundecitrus nesta semana, o período de floração já começou em algumas áreas do cinturão citrícola e o produtor precisa estar atento ao período  suscetível para podridão floral. 

Como resposta ao clima irregular, algumas áreas de produção anteciparam a florada e as atenções precisam ser redobradas. "Geralmente começa em agosto, mas esse ano alguns pomares começam em julho. Isso muda muito em função da quantidade de horas de frios e também em outras regiões mais ou norte do estado o estresse ocorre muito pelo estresse hidríco", comenta Geraldo Silva Jr, pesquisador da Fundecitrus. 

Período suscetível para podridão floral

A podridão floral, também conhecida como “estrelinha”, é uma das mais importantes doenças fúngicas que afeta as flores dos citros. A infecção das flores pelo fungo Colletotrichum ocorre principalmente quando os botões florais estão nas fases de exposição do tecido branco das pétalas.

As chuvas, associadas com longos períodos de molhamento, favorecem a doença. No sudoeste paulista, que é a região mais crítica para a doença, esse período de florescimento tem ocorrido entre agosto e setembro, e a duração pode ser influenciada tanto pela temperatura quanto pela variedade.

Para o controle da podridão, a recomendação é a adoção de medidas que contribuam para antecipar, uniformizar ou reduzir o período de florescimento,  proteger os pomares com flores antes das chuvas e a realização de pulverizações com fungicidas.

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário