HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Fundecitrus mantém safra de laranja com queda de 30 milhões de caixas e volta a alertar sobre greening

Publicado em 10/02/2022 12:21 e atualizado em 11/02/2022 09:40
Vinícius Trombin - Coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra do Fundecitrus
Apesar do retorno das chuvas, terceira revisão permanece dentro dos índices anteriores, com recuo de 30 milhões de caixas em relação à expectativa inicial

A terceira reestimativa da safra de laranja 2021/22 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, divulgada hoje (10) pelo Fundecitrus, mantém o volume projetado na última revisão, realizada em dezembro de 2021, de 264,14 milhões de caixas.

Se o encerramento das colheitas confirmar esta projeção, a safra recuará 30 milhões de caixas, o equivalente a 10,21% em relação à expectativa inicial, de maio de 2021. Este quadro é decorrente das condições climáticas que atingiram o cinturão citrícola pelo segundo ano consecutivo.

A seca atípica e as temperaturas mais amenas observadas nesta safra são efeitos do fenômeno La Niña, que deve prosseguir até maio. “A paisagem árida dos pomares começou a mudar com o retorno das chuvas em outubro do ano passado, mas o volume acumulado desde o início da safra ainda está abaixo da média histórica no cinturão, impactando o tamanho das laranjas e a queda de frutos”, analisa o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin.

Tamanho e queda de frutos

Os valores de tamanho e taxa de queda de frutos são os mesmos projetados na última reestimativa. Os frutos devem ter 142,2 gramas (287 frutos por caixa), valor atípico e aproximadamente 16% menor do que o das últimas cinco safras (média de 169 gramas).

“O peso médio dos frutos colhidos até janeiro de 2022 está ligeiramente menor do que o projetado, mas, por conta das chuvas previstas para fevereiro e março, os frutos que serão colhidos nestes dois meses deverão ser um pouco maiores”, explica Trombin.

Além disso, o índice projetado da taxa de queda de frutos prematuros, de 20,90%, deve ser atingido, devido à combinação dessas chuvas com o estágio de maturação mais avançado dos frutos.

Os levantamentos continuam e os dados serão atualizados no encerramento da safra, em 11 de abril de 2022.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves + Fundecitrus
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário