Aplicativo facilita implementação, por parte dos laticínios, do plano de qualificação de fornecedores de leite

Publicado em 27/01/2020 14:08
Roberta Züge - Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki
Plano é obrigatório desde o ano passado, mas poucos laticínios avançaram no levantamento das informações

Podcast

Desafios para o setor do Leite - Roberta Züge - Diretora de Inteligência Científica Milk.Wiki

Download

LOGO nalogo

Desde o início de 2019 estão em vigor as instruções normativas IN76 e IN 77 de 2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tratam sobre o controle de qualidade por parte dos laticínios para com o leite que é fornecido pelos produtores. Entretanto, de acordo com Roberta Züge, diretora de Inteligência Científica da plataforma Milk Wiki, o trabalho é minucioso, gera dúvidas e ainda não foi feito por boa parte dos laticínios. É preciso ter os dados de produção do leite e o laticínio deve elaborar planos de ação para corrigir e evitar erros.

O aplicativo Milk Wiki foi idealizado para que os laticínios disponibilizem os acessos aos produtores que podem encontrar na ferramenta todos os questionamentos exigidos pelo Mapa e assim realizarem todo o controle da produção, desde medicamentos e vacinas administrados nos animais, data de cobertura, nascimento, entre outras exigências.

"São várias informações a serem coletadas de cada produtor e com planos de ação customizados a serem implantados para correção de erros, podendo agrupar estes produtores por perfis como o tamanho da propriedade, o sistema de produção...", explica.

A intenção, de acordo com Roberta, é facilitar o trabalho dos laticínios e dos produtores, que poderão digitalizar os dados e evitar redigitação, que pode trazer erros e demora no processo. "Quanto maior a demora para obter as informações, mais vai demorar para corrigir os erros", afirma.

Ela explica que, após as informações inseridas pelos produtores, o próprio aplicativo faz o agrupamento de acordo com os perfis, mas é o laticínio quem deve elaborar os planos de ação adequados a cada grupo e treinar os produtores para que os equívocos deixem de acontecer.

"Isso faz com que a qualidade do nosso produto, que já é boa, ganhe ainda mais valor, como nos padrões internacionais", afirma.

Para mais informações, acesse www.milkwiki.com.br

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário