Mercado de leite com tendência de estabilidade para abril

Publicado em 07/04/2020 12:16
Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria
Em pesquisa da Scot Consultoria com laticínios, 54% devem manter preços pagos ao produtor e 14% apontaram possível redução em função das incertezas sobre a demanda

Podcast

Entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria sobre o Mercado do Leite

Download

LOGO nalogo

A base produtiva de leite, captação, processamento e distribuição seguem normais, segundo o zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima. Entretanto, o que preocupa é a demanda devido ao fechamento temporário da cadeia de foodservice, que absorvia 30% da produção nacional de queijos. É justamente a incerteza em relação à demanda que deve dar tendência de estabilidade nos preços pagos ao produtor em abril, conforme ele explica.

Segundo Lima, em pesquisa da Scot Coinsultoria com laticínios, 54% informaram manter os preços pagos ao produtor, 14% manifestaram possível baixa nos valores e 32% prevêem leve alta.

Por essa quebra na demanda na cadeia de foodserviçe, as regiões produtoras de queijos podem perder parte da sustentação nos preços, entretanto, regiões norte, centro-oeste e sudeste devem ter firmeza no mercado em abril. 

Ele explica que no último pagamento feito ao produtor, em março, houve um aumento de 0,9% em relação a fevereiro, e a média de valor baseado em 18 estados pesquisados pela empresa dicou em torno de R$ 1,30/litro, valor 3,5% superior ao mesmo mês no ano passado. 

"A gente vê o leite longa vida no acumulado do mês subindo 9,5% no atacado e 5,9% no varejo, mas os repasses ao produtor tinham sido feito com menor intensidade", disse

De acordo com o zootecnista, o Brasil está em período sazonal de entressafra de leite, o que reduziu a captação em 5,7% em fevereiro, em relação a janeiro, e recuo de 2,7% em março, em relação a fevereiro. Custos de produção elevados e a estiagem na região sul do país também contribuíram para a redução.

Com a queda abrupta na demanda por queijos e outros produtos lácteos com menor tempo de prateleira, os laticínios que fabricam estes produtos acabaram ofertando mais leite spot.

Sobre a questão dos custos de produção, Lima explica que há uma variação na relação custo X preços pagos ao produtor de estado para estado, mas em geral, a margem do produtor segue mais estreita, já que houve alta de 3,2% nos custos em março em relação a fevereiro. Em comparação com o memso mês no ano passado, o salto é de 12,9%.

"A tendência é de alta nos custos, e os pecuaristas precisam ter estratégias na hora de comprar os insumos", explicou.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário