Novembro interrompe curva de alta nos preços pagos ao produtor de leite, segundo Scot

Publicado em 02/12/2020 09:52 e atualizado em 02/12/2020 11:13
Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria
Apesar da queda no comparativo entre novembro e outubro, na relação entre novembro/20 com novembro/19, houve alta de quase 51%

Podcast

Entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria sobre o Mercado do Leite

Download

LOGO nalogo

Após cinco meses consecutivos de alta nos preços do leite pagos ao produtor, o pagamento de novembro teve queda. De acordo com o zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima, a média feita entre 18 Estados brasileiros referente ao leite captado em outubro resultou em R$ 1,95/litro, recuo de 5,3% no comparativo com o preço pago em outubro, referente à captação de setembro. 

Ainda segundo Lima, quando se compara o valor de novembro deste ano com o praticado no mesmo mês do ano passado, a leitura é diferente, apontando alta de 50,7%. 

"Um dos fatores que motivou essa queda no comparativo com outubro foi a melhora na produção nas bacias leiteiras do sudeste e do centro do país com a chegada de chuvas mais regulares, diferente do que tem ocorrido com a produção de leite no sul do Brasil, que sofre com a estiagem", disse.

Outro ponto ressaltado pelo especialista é a diminuição da demanda na ponta consumidora, mais descapitalizada, e a pressão do varejo sobre a indústria para reduzir os valores. 

A média da captação do leite registrada em novembro foi 1,4% maior do que o resultado de outubro, mas houve queda de 1,5% no comparativo com novembro/19. 

A perspectiva para o pagamento em dezembro para o leite captado em novembro é de estabilidade ou viés de queda, mas menos acentuada, já que as chuvas vêm chegando nas regiões produtoras. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário