Oferta menor e demanda enfraquecida podem mudar preços do leite em abril

Publicado em 26/04/2021 10:34 e atualizado em 26/04/2021 14:37
Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea
De acordo com especialista, mesmo com o pagamento da nova rodada do Auxílio Emergencial a ponta consumidora ainda não tem a força para puxar os preços para cima

Podcast

Entrevista com Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea sobre o Mercado do Leite

Download

LOGO nalogo

Apesar de ainda não ter terminado, o mês de abril pode trazer alta no preço do leite pago ao produtor, segundo a pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Natália Grigol. De acordo com ela, em uma prévia do mês, na média Brasil espera-se alta de 2,5% a 3% treferente ao leite captado em março, o que pode acrescer em R$ 0,05 o litro do produto. 

O aumento, coinforme explica a pesquisadora, tem como peso maior a redução na oferta de leite, já que o período de entressafra vem ganhando força e a alta nos custos de produção, uma vez que, com pastagens menos vigorosas, o produtor de leite precisa suplementar a alimentação dos animais com ração. 

'Neste contexto, a demanda na ponta consumidora tem peso menor na composição do preço. O consumo segue enfraquecido, mesmo com o pagamento da nova rodada do Auxílio Emergencial. Este valor ainda ´re insuficiente para segurar uma alta nos preços do leite, mesmo sendo um produto básico na mesa do brasileiro", disse. 

A pesquisadora explica ainda que há uma dificuldade na negociação entre a indústria, que também está com margens apertadas, e os canais distribuidores, principalmente para o leite UHT. "Os supermercados geralmente usam os leites em promoção poara atrair clientes, e ficam nesta queda de braço com a indústria para tentar preços mais baixos", afirma. 

No caso do leite em pó, Natália conta que a elasticidade par a absorção dos preços é maior devido ao comportamento da população descapitalizada, que opta pelo priduto pela possibilidade de diluição. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário