Preço do leite ao produtor sobe em abril, mas custos de produção pressionam margens

Publicado em 04/05/2021 18:40
Paulo Martins - Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite
Segundo especialista, o principal motivo da alta foi a menor captação em março, já que a demanda pelo leite segue enfraquecida

Podcast

Entrevista com Paulo Martins - Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite sobre o Mercado do Leite

Download

LOGO nalogo

Após três meses consecutivos de preços em queda, o valor pago ao produtor de leite em abril teve aumento de 2,3%, de acordo com a média Brasil feita pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo o chege geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, esta alta se deve mais ao menor volume captado em março do que efetivamente a um reaquecimento na ponta consumidora. 

Leia Mais:

+ Leite, por Scot Consultotia: Preço pago ao produtor rural subiu em abril/21

+ Leite/Cepea: Com oferta limitada, preço reage e sobe 2,3% em abril

O especialista aponta que mesmo que o aumento tenha sido pequeno, atingindo a média de R$ 1,98/litro, isso "gera um sentimento de esperança nos produtores de leite". A tendência, conforme explica Martins, é que o mês de maio siga a mesma tendência, com preços aumentando devido à menor oferta, mas com a ponta consumidora mais ausente, devido à descapitalização da população. 

Apesar da expectativa de novos aumentos, os custos de produção devem continuar a pressionar as margens de lucro, já que com o período de entressafra ganhando força, as pastagens ficam menos vigorosas e é preciso complementar a alimentação do gado com ração e silagem.

"Os componentes da ração (milho e farelo de soja) estão em altos patamares de preço, e este ano quem fez silagem também precisou despender de uma quantia maior de dinheiro", disse.

 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário