Pagamento do leite ao produtor deve ter alta em julho, mas valor deve cair em agosto
Podcast
Entrevista com Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea sobre o Mercado do Leite
![]()
A média brasileira do preço pago ao produtor de leite neste mês de julho, referente ao produto captado em junho, deve subir em torno de 5%, atingindo o patamar de R$ 2,30/kg, segundo Natália Grigol, pesquisadora do Cepea.
Ela explica que, apesar da elevação no preço, o valor está longe de ser remunerador ao produtor, uma vez que os custos de produção subiram mais do que o preço do leite. "No primeiro semestre de 2021, a alimentação dos animais representou 44% dos custos de produção no sistema semi intensivo, contra 35% no primeiro semestre de 2020. Para o sistema intensivo, a porcentagem passou de 27% no ano passado para 35% este ano", disse.
De acordo com a pesquisadora, até o momento era a oferta restrita, fruto do período de entressafra e de altos custos de produção, que estava ditando o mescado. Entretanto, para o pagamento de agosto, a previsão é de queda nos preços ao produtor.
"Costuma-se ver os preços caindo lá para setembro, outubro, quando as pastagens estão melhores e a oferta aumenta. Mas essa tendência de queda para agosto mostra uma demanda fragilizada, um setor industrial que não consegue repassar os preços, e o setor deve ficar volátil no último trimestre", afirmou.
0 comentário
CNA alerta para crise no setor leiteiro e defende medidas antidumping
11º Prêmio Sindilat de Jornalismo divulga finalistas
Preço do leite ao produtor perde a referência dos R$2 por litro e aperta margem no campo
Programa Bônus Mais Leite: oportunidade para fortalecer a produção leiteira
Projeto de Zé Silva protege produtores e combate distorções no mercado do leite
Mato Grosso aposta em tecnologia e tradição para crescer na produção de leite