Pagamento do leite ao produtor deve ter alta em julho, mas valor deve cair em agosto

Publicado em 23/07/2021 15:14
Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea
Recuo nos preços previsto para o mês de agosto mostra um cenário de demanda enfraquecida, segundo pesquisadora do Cepea

Podcast

Entrevista com Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea sobre o Mercado do Leite

Logotipo Notícias Agrícolas

A média brasileira do preço pago ao produtor de leite neste mês de julho, referente ao produto captado em junho, deve subir em torno de 5%, atingindo o patamar de R$ 2,30/kg, segundo Natália Grigol, pesquisadora do Cepea.

Ela explica que, apesar da elevação no preço, o valor está longe de ser remunerador ao produtor, uma vez que os custos de produção subiram mais do que o preço do leite. "No primeiro semestre de 2021, a alimentação dos animais representou 44% dos custos de produção no sistema semi intensivo, contra 35% no primeiro semestre de 2020. Para o sistema intensivo, a porcentagem passou de 27% no ano passado para 35% este ano", disse. 

De acordo com a pesquisadora, até o momento era a oferta restrita, fruto do período de entressafra e de altos custos de produção, que estava ditando o mescado. Entretanto, para o pagamento de agosto, a previsão é de queda nos preços ao produtor.

"Costuma-se ver os preços caindo lá para setembro, outubro, quando as pastagens estão melhores e a oferta aumenta. Mas essa tendência de queda para agosto mostra uma demanda fragilizada, um setor industrial que não consegue repassar os preços, e o setor deve ficar volátil no último trimestre", afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário