Mercado do leite segue equilibrado neste início de agosto, com oferta enxuta e demanda enfraquecida

Publicado em 16/08/2021 15:12 e atualizado em 16/08/2021 16:01
Glauco Rodrigues Carvalho - Economista da Embrapa Gado de Leite
Segundo economista, o segundo semestre será desafiador, uma vez que os custos de produção devem seguir altos e o clima, adverso para o bom desenvolvimento de pastagens

Podcast

Entrevista com Glauco Rodrigues Carvalho - Economista da Embrapa Gado de Leite sobre o Mercado do Leite

 Logotipo Notícias Agrícolas

Nesta primeira quinzena de agosto o mercado do leite vem mostrando equilíbrio, de acordo com o economista da Embrapa Gado de Leite, Glauco Rodrigues Carvalho. Ele explica que o que proporcionou esta situação, entre outros fatores, foi a demanda enfraquecida e a oferta mais curta. 

"Em agosto, geralmente, já se começa a notar um leve aumento na captação do leite, mas com o tempo seco em muitas bacias leiteiras e as geadas ocorridas em junho e julho, em várias regiões as pastagens ficaram comprometidas, restringindo o aumento na produção", disse.

Além disso, há o aumento nos custos de produção que comprometem a elevação da produção de leite, como os preços de milho e farelo de soja, fertilizantes para as pastagens e sementes para a plantação para, posteriormente, produzir silagem.

"Os grandes produtores que tinham se resguardado cpom uma boa quantidade de volumoso para alimentar os animais nesse período de pastagens menos vigorosas e milho e farelo de soja com altos preços está conseguindo se manter com menos pressão nas margens", pontuou. 

O segundo semestre, de acordo com o economista, deve ser desafiador, com a oferta seguindo mais enxuta do que o comum, mesmo após a saída da entressafra, uma vez que a previsão climática aponta para escassez de chuvas. "A demanda deve seguir mais fria também, deixando o mercado mais equilibrado e sem muitos espaços para picos de alta ou queda nos valores", afirmou.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário