Após seis meses de altas, preço do leite ao produtor cai

Publicado em 04/11/2021 14:53 e atualizado em 04/11/2021 15:54
Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea
De acordo com especialista, além da entrada da safra do leite, a demanda enfraquecida ajuda a puxar os preços para baixo

Podcast

Entrevista com Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea sobre o Mercado do Leite

Logotipo Notícias Agrícolas

O preço do leite pago ao produtor neste mês de outubro, referente ao produto captado em setembro, teve queda de cerca de 2,2% na Média Brasil, de acordo com Natália Grigol, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Natália explica que é a primeira vez em seis meses que o preço do leite ao produtor registra recuo, chegando ao valor médio de R$ 2,33/litro.

Entre os fatores responsáveis pela retração, a pesquisadora afirma que um deles é esperado e sazonal, que é a entrada da safra do leite. "Com o aumento das chuvas, as pastagens melhoram, diminui o custo de produção (ajudado também pelo arrefecimento nos valores do milho) e a captação/oferta de leite aumenta", afirma. Ao mesmo tempo, a demanda enfraquecida pelos lácteos devido à descapitalização crescente da população acaba contribuindo para a tendência de baixa.

Segundo levantamento do Cepea, em setembro, a relação de troca entre o leite e o milho melhorou 7,2% no comparativo com agosto, sendo necessária a quantia de 38,8 litros de leite (média Brasil) para se adquirir uma saca de milho 60 kg (Indicador ESALQ/BM&FBovespa Campinas-SP). A título de comparação, em setembro de 2020, o Índice de Captação Leiteira registou alta de 3,1% e foram necessários 28,2 litros para a compra de uma saca de milho.

"Com projeção de continuidade no aumento da captação de leite e de demanda na ponta consumidora mais fraca, a tendência é de que as quedas no preço pago ao produtor de leite se acentuem nos próximos meses", explicou a pesquisadora.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário