Desafios ao setor leiteiro do Brasil devem continuar em 2022, aponta Rabobank

Publicado em 12/11/2021 14:57 e atualizado em 15/11/2021 15:19
Andrés Padilla - Analista de Mercado da Rabobank
Entrevista com Andrés Padilla - Analista de Mercado da Rabobank sobre o Perspectivas Rabobank Leite

Podcast

Entrevista com Andrés Padilla - Analista de Mercado da Rabobank sobre o Perspectivas Rabobank Leite

Logotipo Notícias Agrícolas

Após um ano de 2021 com pressão de custos de produção elevados e demanda desaquecida  para o setor leiteiro, de acordo com o analista do Rabobank, Andrés Padilla, o ano de 2022 para o setor deve continuar sendo desafiador. Ele explica que os preços do leite pago ao produtor devem seguir altos, porém, mesmo com um possível arrefecimento nos custos de produção, estes devem permanecer em patamares elevado, restringindo a rentabilidade do produtor. 

Mesmo com essa expectativa de leve baixa nos custos de produção, com a projeção da entrada de novas safras de milho e soja, a oferta de leite no campo não deve registrar crescimento muito expressivo, mantendo o ritmo de expansão próximo de 1% ao ano. "Essa captação menor esperada para o ano que vem é, em parte, motivada pelos desafios enfrentados pelo produtor em 2021, o quye gerou um desestímulo". disse.

Estes preços elevados no ano que vem devem ser sustentados pela menor oferta e também pela demanda na ponta consumidora, apoiada por programas de transferência de renda vindos do Governo Federal, como ocorreu em 2020. "No ano passado, houve alta no consumo inclusive de produtos com maior valor agregado, como leite consensado, por exemplo, justamente porque se tinha essa capitalização", pontuou. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário