Captação de leite segue pressionada por altos custos de produção e pastagens degradadas

Publicado em 17/03/2022 14:21 e atualizado em 17/03/2022 15:18
Samuel Oliveira - Pesquisador em Economia da Embrapa Gado de Leite
Conforme dados da Embrapa Gado de Leite, custos de produção em fevereiro foram puxados pelos minerais e pela alimentação concentrada das vacas

Podcast

Entrevista com Samuel Oliveira - Pesquisador em Economia da Embrapa Gado de Leite sobre o Mercado do Leite

Logotipo Notícias Agrícolas

O produtor de leite segue com margens apertadas em fevereiro/março, conforme o pesquisador da área de Economia da Embrapa Gado de Leite, Samuel Oliveira. De acordo com ele, a captação do produto está menor do que o que se esperaria para o período, uma vez que eventos climáticos como estiagens ou chuvas excessivas degradaram pastagens e o custo com a alimentação concentrada segue crescendo.

Oliveira pontua ainda que a pressão recai também sobre a indústria, que está comprando leite no mercado spot a preços mais caros, dada a escassez de produto, mas tem dificuldade em repassar estas altas até a ponta consumidora. 

"Em alguns locais do país se registra o preço de R$ 3,00 por litro no mercado spot, sinalizando a falta de leite no mercado como um todo. Desde a produçãoa té a indústria, os elos da cadeia produtiva vão absorvendo parte destes custos já que não conseguem repassar na integralidade ao consumidor que está descapitalizado", explica.

Conforme dados da Embrapa Gado de Leite, "a maior variação de fevereiro foi verificada no grupo Minerais, com alta de 4,6%. Entretanto, o grupo Concentrado, que variou 3,0% e possui maior peso na formação do índice, foi o que mais contribuiu para a inflação verificada no mês. Mão de obra apresentou aumento de 1,2%. Já o grupo Volumosos apresentou deflação, -2,5%, contribuindo para conter a variação do indicador".

Para Oliveira, agora, mais do que nunca, é o momento de o produtor ser eficiente, utilizando recursos e insumos de maneira mais assertiva para produzir mais e ter melhores margens.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário