Primeiro trimestre com tendência de alta nos preços do leite ao produtor, com oferta menor que a demanda

Publicado em 01/04/2022 15:18
Andrés Padilla - Analista de Mercado da Rabobank
Segundo especialista, apesar do aumento nos preços, os próximos meses devem seguir sendo desafiadores, com todos os elos da cadeia produtiva absorvendo parte dos custos de produção

Podcast

Entrevista com Andrés Padilla - Analista de Mercado da Rabobank sobre o Mercado do Leite

Logotipo Notícias Agrícolas

O mês de março encerra o primeiro trimestre do ano com alta para os preços pagos ao produtor de leite, segundo analista de mercado do Rabobank, Andrés Padilla. Ele explica que isso se deve a dois fatores principais: a captação menor e a demanda mais aquecida.

De acordo com ele, a média do valor pago no mês de fevereiro, referente ao produto captado em janeiro, foi de R$ 2,14/litro, enquanto a média para este mês de março, paga pelo leite captado em fevereiro, foi de R$ 2,25/litro. 

Padilla pontua que janeiro foi muito desafiador, fevereiro mais equilibrado e março com preços melhores. Ainda assim, os custos d eprodução elevados acabaram restringindo a produção no campo, juntamente com as intempéries climáticas que prejudicaram as pastagens.

Agora, segundo ele, o que se vê é a indústria indo com mais voracidade ao mercado spot para a fabricação de produtos mais básicos, como o leite líquido UHT, por exemplo. "Para este tipo de produto nós vemos a demanda ficando melhro, uma vez que vários incentivos financeiros estão sendo providos à população. Enquanto isso, aqueles lácteos com maior valor agregado vão ficando com a produção mais restrita pela menor procura", afirma. 

O segundo trimestre, de acordo com o especialista, deve ser de demanda melhor, mas ainda assim desafiador em relação aos custos de produção. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário