Com captação em queda em janeiro, preço do leite pago ao produtor sobe em fevereiro
Podcast
Com captação em queda em janeiro, preço do leite pago ao produtor sobe em fevereiro
![]()
O mercado do leite segue em movimento atípico, registrando alta no pagamento ao produtor no mês de fevereiro referente ao produto captado em janeiro. De acordo com Jéssica Olivier, analista de mercado da Scot Consultoria, em uma média realizada em 18 Estados do país, o resultado foi de um aumento de 1,8% neste pagamento referente ao anterior, resultando em um preço médio de R$ 2,43 por litro. Segundo a especialista, isso se deve muito mais à captação em queda, resultado de estiagem nas principais bacias leiteiras, do que de uma demanda na ponta consumidora mais substancial.
Em janeiro, conforme Jéssica explica, houve um recuo na captação de leite na ordem de 2,3% quando comparado ao número registrado em dezembro de 2022. Isso deve se intensificar (queda na captação e pressão altista nos preços) entre março e abril, com a entrada da entressafra do leite.
Desta forma, é possível que haja também um incremento na importação de leite para modular os preços internos. Em janeiro deste ano, doram 20 mil toneladas importadas, valor 4,5% maior que em dezembro de 2022, de acordo com a analista de mercado.
0 comentário
Gadolando cobra medidas mais amplas para garantir sobrevivência dos produtores de leite
Sindilat: Setor lácteo recebe apoio, mas cobra pacote de impacto imediato
Estudo mostra que produtores de leite perdem R$ 1.200 por vaca com mastite. Especialista indica métodos de prevenção
“Aprovação do projeto que proíbe a reconstituição de leite em pó e derivados é um avanço em SC” avalia FAESC
Goiás proíbe venda de leite líquido feito a partir de leite em pó importado
Gadolando celebra prêmio Destaque Holandês e cobra medidas efetivas de apoio à cadeia leiteira