Preço do leite pago ao produtor em setembro cai pelo 4° mês consecutivo; entrada da safra e importações puxam recuo
Preço do leite pago ao produtor em setembro cai pelo 4° mês consecutivo; entrada da safra e importações puxam recuo
![]()
O pagamento do leite ao produtor neste mês de setembro referente ao produto captado em agosto registrou queda, segundo a analista de mercado da Scot Consultoria, Juliana Pila. De acordo com a Média Brasil, realizada pela Scot em 18 Estados, o preço atingido foi de R$ 2,27 por litro, baixa de 3,4% em relação ao pagamento anterior e 18,6% a menos que setembro de 2022.
Esta é quarta queda consecutiva este ano, que já acumula perda na ordem de 12,6%, atrelada, principalmente, à maior disponibilidade interna do produto. Isso se deve em grande parte, segundo a especialista, às importações de lácteos.
A captação está, sim, em uma crescente, tendo aumentado 2,2% em agosto em comparação a julho, caminhando para o período de safra. Entretanto, a analista de mercado explica que entre janeiro a agosto deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, o Brasil importou 300% mais leite em pó.
Apesar desta 'inundação' de leite importado no mercado brasileiro, é possível que haja algum arrefecimento nas importações, uma vez que os preços do leite no mercado internacional estão aumentando e, consequentemente, perdendo parte de sua competitividade.
0 comentário
CNA alerta para crise no setor leiteiro e defende medidas antidumping
11º Prêmio Sindilat de Jornalismo divulga finalistas
Preço do leite ao produtor perde a referência dos R$2 por litro e aperta margem no campo
Programa Bônus Mais Leite: oportunidade para fortalecer a produção leiteira
Projeto de Zé Silva protege produtores e combate distorções no mercado do leite
Mato Grosso aposta em tecnologia e tradição para crescer na produção de leite