Preço do leite pago ao produtor sobe no pagamento de fevereiro devido a menor captação em janeiro

Publicado em 01/03/2024 09:57 e atualizado em 01/03/2024 11:13
Glauco Rodrigues Carvalho - Economista da Embrapa Gado de Leite
Pesquisador da Embrapa Gado de Leite detalha desestímulo em investir na atividade, tendo em vista a crise no setor iniciada em 2022
Podcast

Preço do leite pago ao produtor sobe no pagamento de fevereiro devido a menor captação em janeiro

Logotipo Notícias Agrícolas

O pagamento do leite ao produtor realizado em fevereiro referente ao produto captado em janeiro, teve alta, sendo a terceira consecutiva. Conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a elevação foi de 4,5% em comparação com o pagamento anterior, chegando ao valor médio de R$ 2,13 por litro. 

De acordo com Glauco Rodrigues Carvalho, economista da Embrapa Gado de Leite, este é um movimento atípico, ligado à diminuição da captação, que por sua vez é motivada pelo desestímulo do produtor em investir na atividade. Esta situação foi desencadeada pela crise no setor leiteiro ainda em 2022, quando os custos de produção tiveram elevação, os preços do leite subiram, inclusive ao consumidor, e na sequência, em 2023, houve uma enxurrada de entrada de leite importado no país, derrubando os preços internos. 

No mês de janeiro, em comparação com dezembro de 2023, houve um recuo de 1,85% na captação de leite, segundo levantamento do Cepea. Entre novembro do ano passado a janeiro deste ano, a captação do produto cedeu 4,1%, o que corrobora com um cenário de continuidade nas altas de preço.

Carvalho pontua que as altas devem continuar, sobretudo, porque o período de entressafra logo deve começar, diminuindo naturalmente a produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário