Preço pago ao produtor de leite em março sobe na média Brasil e setor tem custos mais acomodados no momento

Publicado em 10/04/2024 10:38 e atualizado em 10/04/2024 15:38
Glauco Rodrigues Carvalho - Economista da Embrapa Gado de Leite
Segundo economista da Embrapa Gado de Leite, importações seguem altas, mas vêm caindo ao longo do primeiro trimestre
Podcast

Preço pago ao produtor de leite em março sobe na média Brasil e setor tem custos mais acomodados no momento

Logotipo Notícias Agrícolas

Pelo quarto mês consecutivo houve alta no preço pago pelo leite ao produtor, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O leite captado em fevereiro e pago no final de março subiu 3,8%, chegando a um preço médio de R$ 2,23/litro na “Média Brasil” do Cepea.

De acordo com Glauco Rodrigues Carvalho, economista da Embrapa Gado de Leite, este é um período em que os custos de produção estão mais acomodados, e desta forma, aqueles produtores mais eficientes conseguem garantir certa margem. 

Carvalho explica que, com o período de entressafra se acentuando, a tendência é de que os preços continuem subindo, devido à menor captação no campo. 

Sobre as importações de leite, o economista destaca que os níveis ainda continuam elevados, mas que vêm diminuindo, tendo sido importados cerca de 200 milhões de litros em janeiro, 180 milhões em fevereiro e 150 milhões em março. "Com os decretos sendo feitos em âmbito estadual para tentar frear parte do volume importado, devemos começar a ver resultados a partir da segunda quinzena de abril ou na primeira de maio nos dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário