Frete: Brasil ainda precisa exportar 10 mi de t de soja e line-up chega a 50 navios nos portos

Publicado em 14/06/2018 11:10
Sérgio Castanho Teixeira Mendes - Diretor Geral da Anec
Navios têm custo diário de US$ 17 mil e conta deverá ser paga pelos exportadores. Fluxo das exportações é lento e corresponde apenas a empresas que compram FOB e o volume que chega por meio das ferrovias. Cerca de 60 navios devem chegar nos próximos dias aos portos. STF deu 48 horas para o Governo se manifestar em relação ao frete.

Podcast

Entrevista com Sérgio Castanho Teixeira Mendes - Diretor Geral da Anec sobre o Impasse no frete paralisa comercialização

Download

 

LOGO nalogo

Sérgio Castanho Teixeira Mendes, diretor geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (14) para destacar o impasse que se faz presente nas exportações brasileiras neste momento.

Segundo ele, há um fluxo muito pequeno de cargas que correspondem apenas a empresas que compram FOB e o que chega por meio das ferrovias. São 10 milhões de toneladas de soja aguardando no interior neste momento.

No line-up dos portos, há 50 navios esperando e mais 60 navios chegando, criando um cenário bastante delicado. Esses navios possuem um custo de 17 mil dólares por dia para os exportadores.

O período de exportação brasileira, assim, deve ser prolongado. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu 48 horas para que o Governo se manifeste em relação à questão dos fretes. Mendes avalia que, se uma solução favorável ocorrer, isso deve "colocar a casa em ordem".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Leandro de Sá Planalto - PR

    Esse governo incompetente, que nunca fez o dever de casa, tentou empurrar as decisões duras com a barriga... agora que a conta chegou ainda se nega a assumir seus grotescos erros. A sociedade e os trabalhadores não tem o que, e com o que, pagar... tabelamento de frete é intervenção na oferta e procura... estariamos melhor sem esse tal governo... (ou deveria dizer "desgoverno").

    0
    • erico jose pereira da veiga cruz alta - RS

      Esse governo "incompetente" assumiu após 13 anos de mandos do pt. Caos absoluto e amplo. Claro q a sociedade não tem como pagar, porém o apoio desta mesma sociedade a greve prova a sua alienação. Temer não negociou, pois com a faca no pescoço, aceitou a pauta das transportadoras . Tivessem os grevistas-intervencionistas pleiteado a revogação da lei da oferta e demanda, seriam tbm atendidos pelo governo hehe.. Concordo q tabelamento e economia de mercado livre só no Brasil

      1