O ajuste na tabela de frete publicado nesta quarta-feira (05) pelo governo, desagrada agro e consolida atraso da comercialização
Podcast
Entrevista com Edeon Vaz Ferreira - Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística sobre o Governo divulga nova tabela de frete
Download
Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (05) a respeito do novo ajuste na tabela de fretes dos caminhoneiros.
Para Ferreira, este novo reajuste traz preocupação e insegurança na questão da logística. "O mercado está parado e vai continuar parado se continuar assim", destaca o diretor-executivo.
A situação ainda pode gerar sérios problemas ao setor produtivo, já que este é um dos itens que mais pesam no bolso dos produtores. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) responsável pela decisão da constitucionalidade ou não do tabelamento, Luiz Fux, diz que irá tentar encontrar um meio termo, o que não era esperado pela categoria.
Caso a lei seja declarada constitucional, a ANTT deve dar sequência às audiências públicas para definir o valor da tabela, que tem impedido também os motoristas de capturar carga.
Ferreira salienta que "a tabela está totalmente deformada do jeito que está" e que "os próprios caminhoneiros estão sentindo o peso do custo elevado para o produtor". "Enquanto não tiver uma solução, vai ser difícil ter andamento da comercialização", ressalta.
0 comentário
Frete tem leve recuo e chega a R$ 7,23 em outubro, diz Edenred Frete
Brasil mantém ritmo forte de importação de diesel em outubro, Índia se torna o maior fornecedor
Portos batem novo recorde de movimentação de produtos no 3º trimestre
Canal do Panamá concluirá pré-qualificação para concessões portuárias no início de 2026
Porto de Itajaí cresce em 8 meses 127% acima do registrado em todo o ano passado e Ministério apresenta cronograma de arrendamento definitivo
Governo quer derrocar trecho do Tocantins para transportar grãos em meio ao avanço da soja