Investimento chinês em novo porto no Maranhão vai elevar para mais de 20 mi de t a capacidade de exportacão de grãos no estado

Publicado em 18/11/2019 14:29
Edeon Vaz Ferreira - Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística
Porto de São Luiz deve iniciar as operações em 2022

Podcast

Entrevista com Edeon Vaz Ferreira sobre a China investe em infraestrutura no Brasil

Download
 

LOGO nalogo

A China fará investimento de um bilhão de dólares no Porto de São Luís, no estado do Maranhão, através da China Communications Construction Company (CCCC), informou duas fontes com conhecimento direto do assunto, em condição de anonimato, para a Reuters.

De acordo com o Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, o porto de São Luís fica 60 km de distância do Itaqui. “É um porto que terá fácil acesso a rodovia, terá uma capacidade de cinco milhões de toneladas de grãos e duas toneladas de fertilizantes. É uma sociedade com uma empresa brasileira e o grupo Chinês CCCC, na qual está realizando diversos investimentos no Brasil”, comenta.

Até o momento, o Porto de São Luís conta com licença, tem projeto e os investidores podem estar aguardando negociação com as ferrovias para iniciar a construção. “Acredito que esse porto entrará em funcionamento a partir de 2022. Esse investimento vai beneficiar os produtores do Matopiba e a região nordeste do Mato Grosso”, afirma.

No entanto, esse projeto do Porto de São Luís ainda está na fase de intenções e não nada ainda contratos assinados. Com relação à Ferrogrão, a rodovia vai ligar as regiões de Sinop/MT a Miritituba/PA. “A Ferrogrão vai ser licitada no segundo semestre do ano que vem e o contrato deve ser assinado ainda em 2020 para iniciar as obras em 2022, já que precisa de licenciamento ambiental e projetos”, destaca.

Leia mais:

>> China anunciará investimento bilionário em Porto de São Luís, o maior investimento chinês no Brasil

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Alan Cardeck Ferreira

    O Porto São Luís fica apenas 4 km do Porto do Itaqui, também no município de São Luís.

    0
  • Alan Cardeck Ferreira

    O Porto São Luís já está em fase de terraplanagem. https://www.facebook.com/portosaoluis/

    0