Portos seguem operando normalmente, porém medidas contra o coronavírus tomadas por prefeituras podem limitar chegada de produtos
Podcast
Entrevista com Edeon Vaz Ferreira sobre o Funcionamento dos Portos Diante da Pandemia
Download
As atividades nos principais portos do Brasil não estão sendo comprometidas pelo o avanço do coronavírus no Brasil. Contudo, a preocupação é com o escoamento da safra já que muitas cidades decretaram o fechamento de comércios que pode prejudicar no trajeto dos motoristas.
De acordo com o Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, os portos não correm riscos de forma direta de serem fechados por conta do novo coronavírus. “O escoamento das cargas estão normais em todo o Brasil e a questão portuária neste momento não nos preocupa. Nós estamos acompanhando todos os portos e espero que continue assim”, conta.
A liderança ressalta que dependemos dos portos para escoar a produção de grãos e caso venha ocorrer algum problema a produção vai ficar estocada. “É com isso que estamos preocupados, já que tem uma janela de escoamento e precisamos desocupar os armazéns para o milho safrinha e isso deve acontecer a partir de julho”, comenta.
No momento, a grande preocupação logística são com os decretos que os prefeitos estão fechando os comércios. “Quando fecha um restaurante, bar, padaria e oficina mecânica acaba com todo o apoio que o motorista necessita. Não podemos caminhar para o desespero é preciso ser racional e deixar a economia andando”, relata.
Ferreira ainda reforça que o agronegócio é um dos setores que não pode parar diante da pandemia. “Nós precisamos ter a ajuda dos prefeitos que limitem o funcionamento dentro da cidade, mas que deixe em funcionamento as margens da rodovia e não podemos parar o escoamento da safra”, diz.
0 comentário
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025