Família Arakaki e Massey Ferguson: uma parceria de negócios e de trabalho no campo que tem quase 60 anos de vida

Publicado em 10/03/2020 15:22 e atualizado em 23/03/2020 21:05
Marcas e Máquinas
E quem narra parte dessa bonita história para nós é o Seu Kosuke Arakaki, patriarca da família, hoje com 92 anos de idade, que faz questão de apresentar nesses quadros que decoram uma sala de reuniões da sua empresa a saga dos Arakaki, imigrantes japoneses da Ilha de Okinawa que encontraram no Brasil, no início do século XX, o porto seguro para uma nova vida.

A história da família Arakaki, de Fernandópolis, no noroeste do estado de São Paulo, se confunde com a da Massey Ferguson no Brasil. Uma parceria de negócios e de trabalho no campo que tem quase 60 anos de vida.

Estudioso e empreendedor, Seu Kosuke, logo percebeu que a chegada dos tratores movidos a diesel para lavrar as terras do norte paulista precisariam de mecânicos e assim Seu Kosuke se formou mecânico de tratores, ofício que anos mais tarde transformou a pequena oficina Arakaki numa das primeiras revendas de tratores Massey Ferguson no Brasil.

Anos mais tarde, a família Arakaki expande seus negócios fundando também em Fernandópolis, a Usina de Cana de Açúcar Alcoeste para produção 100% de etanol que hoje conta com uma área de cultivo de cana de 33 mil hectares e que no ano passado alcançou uma produtividade em área total de 80 toneladas em média por hectare, para moer 2 milhões de toneladas de cana, gerando 163 milhões de litros de etanol.

Cultivo que está em forte processo de aumento de produtividade com a aplicação intensiva de novas práticas de manejo nas lavouras e o uso de máquinas agrícolas adequadas às necessidades de tráfego controlado, hoje com as tecnologias dos tratores da Série MF 7700 da Massey Ferguson, que para a Usina Alcooeste, nesta última,a aquisição de novos 18 tratores, chegaram já equipados com rodados duplos na traseira para o preparo de solo com largura de 500 mm tanto para o pneu traseiro quanto dianteiro e aumento no diâmetro para 42 polegadas. Máquinas que foram adquiridas  em grande parte pelo Consórcio Massey Ferguson.

Para ver mais vídeos do Marcas e Máquinas Agro, acesse o canal do YouTube

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Marcas e Máquinas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário