Produção de tabaco está parada no RS com as industrias fechadas pelo coronavírus

Publicado em 26/03/2020 15:17 e atualizado em 02/04/2020 14:58
Giovane Weber - Produtor Rural de Santa Cruz do Sul/RS
Quem conta é Giovane Weber - produtor rural de Santa Cruz do Sul/RS em entrevista ao repórter Frederico Olivi, do Marcas e Máquinas

Podcast

Entrevista com Giovane Weber - Produtor Rural de Santa Cruz do Sul/RS sobre o Marcas e Máquinas

Download

No Rio Grande do Sul, as exigências de isolamento para conter a disseminação da epidemia decoronavírus já começam a trazer impactos na economia dos municípios do interior do estado. Na região de Santa Cruz do Sul, onde se cultiva 50 por cento do tabaco produzido no Brasil, apenas 40% dos fumilcultores conseguiram até o momento entregar parte da sua produção às indústrias fumageiras.

Em entrevista ao repórter Frederico Olivi, do Programa Marcas e Máquinas, o produtor rural Giovane Weber explica que, por ordem do Governo do Estado, todas as indústrias e comércio estão fechadas, impedidas de receber a produção dos agricultores.

--"Isso pode afetar a próxima safra, porque os agricultores dependem da venda da sua produção para fazer a compra dos insumos para um novo cultivo; e, se demorar para voltar, pode afetar a produtividade e a produção da safra que será colhida em 2021", diz Giovane Weber.

-- "Tenho 43 anos e nunca vi uma situação dessa, conta Giovane. "Todo o comércio de Santa Cruz fechado, as fábricas paradas. Se não voltar logo, as 6 mil familias safristas dessa região serão seriamente impactadas; elas precisam entregar e receber pela produção, que está estocada. Estamos com receio de que a nossa comunidade vá sofrer um sério prejuízo esse ano, que já vinha com a seca que atingiu o estado do Rio Grande do Sul".

Mas Giovane não está de braços cruzados e quando não há tarefas a realizar em seu sítio em Santa Cruz do Sul, utiliza a internet e as redes sociais para ligar sua comunidade com o mundo, pois esse é um momento crítico:

---"Estamos atentos com a saúde, mas os governantes precisam planejar melhor suas ações juntos aos agricultores porque o Agro não pode parar", diz o colono-comunicador de Sta Cruz do Sul. (veja a entrevista acima):

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário