Os 3 amores do Netto... a esposa, o amendoim, e os tratores da Valtra (e ele conta para o Marcas e Máquinas)

Publicado em 20/05/2020 16:48 e atualizado em 24/06/2020 12:09
José Luiz Netto - Produtor Rural
José Luiz Netto - Produtor Rural de Jaboticabal (SP), revela ao repórter Frederico Olivi, do Marcas e Máquinas Agro, suas 3 paixões.

 

 

Podcast

Entrevista com José Luiz Netto - Produtor Rural sobre o Marcas e Máquinas Agro

Download

 

 

O jovem José Luiz Netto, produtor rural de Jaboticabal, noroeste de São Paulo, cultiva cana de açúcar em 2 mil hectares, e, em mil hectares, planta a cultura que lhe traz muita rentabilidade, o amendoim.

A lavoura entra na rotação da cana e ainda traz uma melhor remuneração para os agricultores dessa região paulista. José Luiz explica a preferencia pelo amendoim:

-- "Apostamos sempre no amendoim para a renovação do canavial porque ele favorece a fertilidade do solo; além disso, em épocas de baixa rentabilidade da cana, o amendoim ajuda muito nos custos da fazenda. Nesse época, por exemplo, o mercado está pagando por uma saca de 25 quilos de amendoim cerca de 45 a 50 reais; estamos colhendo com uma produtividade média de 230 sacas por hectare. Se fizer bem feito, na ponta lápis o amendoim hoje traz boa rentabilidade", conta o jovem agricultor.

Para operar suas lavouras, José Luiz Netto utiliza a frota de máquinas da família, com destaque para 2  tratores modelo T CVT da Valtra -- de 230 e 250 cavalos de potência, equipados com transmissão continuamente variável. Tratores que auxiliam o produtor principalmente no preparo de solo e nos tratos culturais.

-- "Sempre fui um apaixonado, desde criança, por trator e maquinas agrícolas...  desde pequeno acompanhava meu pai no campo no nosso antigo Valmet e logo que a Valtra lançou o CVT eu participei dos testes de campo e pude ser um dos primeiros a ter esses trator no Brasil. Inclusive fui homenageado pela fábrica da Valtra, quando comemoraram os 60 anos da marca; .. , então fico muito orgulhoso de fazer parte dessa história e ter essa tecnologia na minha fazenda.

Jovem agricultor José Luiz Netto, tem tambem outro desafio na vida, que é suceder o pai e os tios na administração da Fazenda Santa Cândida. Um projeto de vida que ele já sonhava desde pequeno e que hoje não se arrepende nem um minuto.

Mas claro que nem tudo na vida desse agricultor é o trabalho no campo.  Nos últimos 6 anos parte da seu tempo ele dedica a sua esposa Ana Rosa Titoto, com quem se casou em 2018, depois de 4 anos de namoro. Um amor que ele fez questão de dividir com outra grande paixão, a máquina agrícola... tanto que no dia do seu casamento levou sua noiva de véu e grinalda!  da igreja para a festa do casamento, a bordo do seu trator Valtra T CVT novinho.

- quando decidimos que íamos nos casar, eu já tinha essa ideia, então não fiz nenhuma outra objeção em decoração, na festa, nada ....mas só queria realizar esse sonho, de poder levar a minha esposa no meu trator e foi o que aconteceu. Graças a Deus, realizei meu sonho! ... Quando vc faz o que ama, vc faz com orgulho...

(veja o depoimento do Netto no vídeo acima).

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Marcas e Máquinas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • dejair minotti jaboticabal - SP

    Parabéns ao José Netto..., é louvável ver gerações que continuam o trabalho dos seus pioneiros..., sobre o amendoim, gostaria de dizer que ele é uma cultura apaixonante. Vou fazer umas poucas ressalvas, no sentido do bem informar: como és jovem, o tempo é todo seu... Vejamos: o Estados Unidos são um grande exportador e não importador, somente importa de poucos países, e estabeleceu cotas. (exemplo: permite que a Argentina exporte para lá ao redor de 40.000 toneladas grãos já o Brasil não tem este acordo. A outra é o preço, a lógica é que você entregue onde lhe é conveniente, porém o preço, de uns tempos para cá, devido à exportação e a fixação em dólar (para não perder a referencia pela volatilidade de nossa moeda), hoje um amendoim tipo exportação (como deve ser o seu) vale US$ 12,50 por saco de 25 kg casca, muito longe de US$ 7,50 que foi informado. Penso que você não planta em área arrendada, pois teria que tirar 40 sacos de sua produtividade, e aí começa apertar. As fotos mostram um solo argiloso que exige preparo convencional -- isto aumenta teu custo significativamente..., amendoim é cultura de solo de solo leve - como o Runner, que responde melhor nestes solo..., diversificar é louvável, solo pesado é para soja, (além do que a soja vc vende quando quer e opera em bolsa)... Maas acima de tudo, como és jovem, parabenizo o caminho que escolheu.

    2