Marcos Becker, S.Desiderio/BA, planta soja em 60 linhas sobre camada de palha que perdurou o ano todo

Publicado em 26/10/2020 16:34 e atualizado em 26/10/2020 18:43 1115 exibições
Apoio Indutar, fabricante do rolo-faca Katrina

O destaque da edição desta segunda-feira do Tempo&Dinheiro foi o depoimento do produtor rural Marcos Becker, de S. Desidério, no Oeste da Bahia, que há dias  já vem plantando a safra 20/21 nos 3.650 hectares da Fazenda Catarinense, isso numa região em que poucos se arriscam a fazer a semeadura. A proeza (e não teimosia, pois Becker não planta no pó), está sendo conseguida graças à uma prática sustentável: cobertura de palha em 100% da área e, com isso, garantindo umidade suficiente para o arranque da soja.

-- "Nesse ano finalmente conseguimos a palhada suficiente para manter o solo todo coberto", orgulha-se Marcos Becker. Ele usou tres variedades de braquiaria, com enfase na ruziziensis, e com sobre-semeadura garantindo a proteção.

-- "Vamos colher com boa produtividade, provavelmente como no ano passado, quando conseguimos media acima de 80 sacas em toda a área da Catarinense".

Marcos mostra outra inovação em sua fazenda, a sobreposição de duas plantadeiras, conseguindo assim 60 linhas de plantio, numa envergadura acima de 36 metros. "Assim a gente não precisa correr, e podemos fazer tudo no capricho".

Outro fator que o diferencia é ter informações sobre a meteorologia, que, junto com a palhada bem conduzida, permite que ele planeje com tranquilidade sua safra. Para tanto Marcos Becker diz que ele se sente um produtor bem informado, pois acompanha diariamente o Tempo&Dinheiro, principalmente as informações confiáveis da seção de meteorologia do Notícias Agrícolas.

Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário