Perfil de solo não se compra na loja da esquina:" tem de fazer com capricho", diz o prof. Luiz Carlos

Publicado em 30/11/2020 15:49
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Tem início nesta terça-feira o 17.o Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, organizado pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e Irrigação (com transmissão pela internet). 

Entre os temas centrais do evento estão a integração das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo no sistema plantio direto na palha, as estratégias de diversificação econômicas e rotação de culturas no sistema, os desafios e oportunidades para o SPD nas novas fronteiras agrícolas e o manejo biológico do sistema plantio direto na palha.

Em entrevista ao repórter Frederico Olivi, o dr. Luís Carlos Sousa,  professor de Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados (e um dos organizadores do evento) destacou como tema de grande importância as inovações nas pesquisas referentes à Construção do Perfil de Solo.

-- "A construção do perfil do solo tem que ser feita com raiz, com matéria orgânica e, com isso, vem junto a parte biológica. Vc tem que ter palha, vc tem que ter raiz, para ter sustentabilidade e ter produtividade na sua lavoura", afirma professor Luís Carlos.

Outra palestra aguardada neste 17.o Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é a da pesquisadora Marie Bartz, a “Doutora Minhoca”, especialista em macro-fauna do Solo e  a do dr João Carlos Moraes de Sá, que vai demonstrar a evolução das pesquisas na Contrução do Perfil do Solo.

 - "Esse conceito de Construção do Perfil de Solo iclui a parte química, física e biológica  do solo, mas o maior auxilio vem da  consciência do agricultor ... ele está se convencendo cada vez mais quee essa construção da fertilidade se faz na propriedade, vc não compra em lojas de insumos. A matéria orgânica e a aeração do solo advindas do aprofundameneto do perfil vão responder em melhores produtividades, explica  prof Luís Carlos Souza.

O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, de 1 a 3 de dezembro, sera tramitido em formato digital.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário