Luiz Pradella, de LEM, comprova os ganhos em sacas de soja com a cobertura permanente do solo

Publicado em 10/12/2020 15:36 e atualizado em 10/12/2020 16:41
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi
entrevista a Frederico Olivi/Agricultura Sustentável

Produzindo grãos pelo sistema de plantio direto na palha há mais de 20 anos no oeste da Bahia, o agricultor e vice presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha para a Bahia, Luís Pradela, afirma em entrevista ao repórter Frederico Olivi,  que os ganhos de produtividade em suas áreas de cultivo devem muito ao trabalho que ele realiza com a semeadura do milho em consórcio com a braquiaria.

-- "Em 1994, quando iniciamos o cultivo das nossas áreas no oeste do Paraná já em  plantio direto,  a branquiaria era uma invasora das nossas lavoura, um problema porque não havia como controlar com os herbicidas da época. Hoje a braquiaria é a “santa braquiaria" do sistema de plantio direto. Uma planta importante para o sistema pelos benefícios que vem entregando.

 - "Aqui em nossa propriedade, investimos 1/3 da nossa área para o cultivo do milho em consórcio com a braquiaria e 2/3 com a soja... dessa forma, há cada 3 anos, temos uma área produção com alto volume de biomassa e raizes, pois mais importante do que a parte aérea da planta, são as raizes, que vão ajudar na descompactacão do solo, na formação de matéria orgânica e no sequestro de carbono". 

Luís Pradela destaca também que, trabalhando com esse palhada sobre o solo, ele está conseguindo, mesmo em períodos de veranico, alcançar um pleno desenvolvimento da planta, com sucesso na emergência das sementes quando precisa plantar um pouco antes das chuvas, aproveitando o máximo da sua janela de manejo.

--"Com esse plano de trabalho,  que o consórcio do milho com a braquiaria está proporcionando pra nós aqui na agrícola Pradela, a cada 3 anos, damos uma “turbinada” no solo, tendo a palhada como cobertura, produzindo de 10 a 15 toneladas de massa seca e a mesma quantidade de raizes".

(Assista a entrevista no vídeo acima).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário