Sem marco temporal, qualquer área desmatada em suposta reserva legal pode ter a atividade agropecuária suspensa

Publicado em 27/02/2018 13:04
Marco legal presente no artigo 17 do Código Florestal reforça conceito de área consolidada e permite a recuperação do passivo ambiental sem necessidade de paralisar as atividades agropecuárias

LOGO nalogo

Podcast

Sem marco temporal, qualquer área desmatada em suposta reserva legal pode ter a atividade agropecuária suspensa

Download

Nesta quarta-feira (28), o Supremo Tribunal Federal (STF) irá trazer a decisão a respeito das questões relativas ao Código Florestal, com o voto do decano Celso de Mello.

Evandro Morales, advogado de Direito Ambiental, destacou, em entrevista ao Notícias Agrícolas, que o principal fator que está em jogo nessa votação é o fato de que pequenos proprietários rurais, abaixo de quatro módulos, possam ter que realizar a compensação de suas áreas de reserva legal, inviabilizando a atividade dentro dessas propriedades.

Este fator, para Morales, retiraria áreas economicamente ativas da produção nacional, trazendo grande impacto econômico, já que os pequenos não conseguiriam cumprir essa norma e os grandes produtores poderiam absorver pequenas propriedades.

Também está em jogo parte do Artigo nº17 que torna obrigatória a suspensão imediata de atividades em área de reserva após julho de 2008. O STF vem discordando do Marco Legal estabelecido, o que poderia, assim, levar todas as áreas que estejam em desacordo a uma situação irregular. Este fator gera insegurança jurídica mediante um desmate que foi incentivado por uma Medida Provisória implementada no governo de Fernando Henrique Cardoso.

O Código, desta forma, entra em conflito, como avalia o advogado. Ele acha que, no momento, o melhor a ser feito é procurar pelos ministros e explicarem que, se não for acatada a questão do marco temporal, que "revejam seus entendimentos e declarem a inconstitucionalidade total do artigo nº 17, porque, assim, não haveria a suspensão das áreas desmatadas, mas todos teriam de recuperar de alguma forma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • carlo meloni sao paulo - SP

    Não sei porque um artigo de fevereiro/18 aparece agora-----Quatro comentários um pior que o outro----João Campos fala em 174 milhões não diz do que, se são hectares, se são alqueires , se são acres mas diz que e' muito pouco e pelo jeito não sabe nem do que esta' falando---O BRASIL TEM 93,5 MILHOES DE HECTARES EM RESERVA LEGAL NAS PROPRIEDADES RURAIS ou seja 11% do território nacional----Se a agricultura ocupa 68 milhões de hectares, a pecuária mais 178 milhões de hectares quer dizer que 93,5 milhões de hectares de reserva legal e' muito mais que o exigido por lei----MAS PORQUE NÃO TE CALLAS JOÃO, DIRIA O REI ESPANHOL---

    1
  • Joao Campos Ponta Grossa - PR

    No Brasil há apenas 174 milhões de matas preservadas em propriedades privada. De forma que se não ocorrer um acompanhamento feito pelo governo é de se pensar que ocorra sim um desmatamento diminuindo ainda mais as áreas preservadas em nosso pais, pois aqueles que tem a posse do terreno acreditam que podem fazer o que bem intenderem com aquilo que está em sua propriedade.

    O povo Brasileiro não valoriza suas matas nem suas riquezas naturais...Bem por isso acredito que este artigo é de suma importância para punir aqueles que vem a não cumprir com o mesmo.

    (Fonte Embrapa)

    44
  • Gilberto O. Kaestner Passo Fundo - RS

    Brasil ocupa apenas 8% com agricultura e 19,7% de pastagens em seu território. Temos 61% de vegetação nativa preservada. (Fonte Embrapa). Portanto, a Agricultura deve ser tratada como questão de segurança Nacional, não como vilã... Concorrentes estrangeiros não querem o Brasil com agricultura forte. .. Mas o povo só quer saber de Carnaval e futebol.....

    1
    • Antonio Reginaldo de Sá Filho SALGUEIRO - PE

      Se tem 61% de vegetação nativa, porque está utilizando os vinte porcentos da reserva legal, esta conta não bate, 27,7 entre agricultura e pastagens só se for dentro das terras da EMBRAPA,por que aqui no Nordeste está sendo utilizado até APPs quanto mais reserva legal, este relatório é como combustível subindo toda semana e inflação caindo todo mês, não bate é maquiagem, reboco na real situação.

      1
  • LUIZ CARLOS RODRIGUEZ Atibaia - SP

    concordo. é reserva legal. o que é tratado nao é caro, agora pegar 2008 ai eu acho errado

    20
    • carlo meloni sao paulo - SP

      LUIZ CARLOS você escutou o galo cantar mas não sabe aonde---Os pequenos proprietários que plantavam em reserva legal antes de 2008 podem continuar---Depois de 2008 plantar em reserva legal e' proibido para todo mundo---DEU PARA ENTENDER AGORA??

      0
  • J. D.Costa Pato Branco - PR

    Sugiro que obriguem quem tem mais terra a aumentar a área de reflorestamento, recomposição de mata nativa...

    46