Sem chuvas há mais de 15 dias, produção de milho safrinha já tem perda consolidada em Ipiranga do Norte (MT)

Publicado em 25/04/2016 11:00
Milho: Altas temperaturas também afetaram o desenvolvimento das lavouras. Plantações que estão em fase de formação de grãos são as mais afetadas. Previsões ainda não indicam chuvas para a região nos próximos dias. Tempo seco também contribuiu para o aparecimento do percevejo e do ácaro nas plantas. Produtores estão preocupados com os contratos fechados anteriormente.

Podcast

Sem chuvas há mais de 15 dias, produção de milho safrinha já tem perda consolidada em Ipiranga do Norte (MT)

Download

 

A produção de milho safrinha já tem perda consolidada em Ipiranga do Norte (MT) devido à ausência de chuvas e as altas temperaturas. Ainda não é possível quantificar os prejuízos, porém, depois da falta de precipitações que já ultrapassa os 15 dias e, em alguns casos supera 5 semanas, já é possível ver os reflexos nas plantações do cereal.

O produtor rural do município, Gilberto Peruzi, destaca que as lavouras mais afetadas são as que estão em fase de formação de grãos, semeadas no final de fevereiro e início de março. “Quem conseguiu plantar dentro da normalidade, no mês de janeiro, tem o milho garantido. Entretanto, quem cultivou depois desse período, entre fevereiro e março, já perdeu e não há como voltar atrás”, destaca.

Contudo, o produtor ainda ressalta que algumas plantações ainda podem apresentar uma recuperação, caso as chuvas retornem. Porém, a grande preocupação é que as previsões climáticas não indicam grandes volumes de chuvas para a região nos próximos dias. “Para essa segunda-feira tínhamos previsão de chuvas, mas não há uma nuvem o céu. E a cada dia que passa agrava a situação”, diz Peruzi.

Diante desse cenário, a perspectiva é que a produtividade das lavouras fique entre 80 sacas a 90 sacas de milho por hectare. “Hoje temos uma incerteza muito grande, mas estávamos com uma média de 100 sacas do grão por hectare nas últimas safras”, acredita o agricultor.

Pragas nas lavouras

Além disso, o clima seco também contribuiu para o aparecimento do percevejo e também do ácaro, que não era muito comum, nas lavouras do cereal. Consequentemente, os custos de produção ficaram mais altos nesta temporada.

“Nas minhas lavouras já realizamos 5 aplicações para o percevejo e 2 para o ácaro até o momento. O ácaro é um sugador e pode afetar o peso do milho. Outro fator que também pesa no bolso do produtor é que a aplicação é aérea, por conta do tamanho do milho”, pondera o produtor.

Preços do cereal

Mais uma vez, os agricultores estão preocupados com os contratos feitos anteriormente. “Teremos produtores, especialmente os cultivaram mais tarde que terá problemas com essa situação. E é uma tradição do produtor travar entre 60% a 70% da estimativa de colheita”, alerta Peruzi.

Já os preços giram em torno de R$ 35,00 a saca no mercado disponível, em função da oferta escassa nesse instante. Por outro lado, os contratos para a safrinha estão próximos de R$ 18,00 a saca. “É uma diferença muito grande, mas, com certeza, mesmo com a quebra na safra, os valores praticados tendem a ceder”, finaliza o agricultor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário