Milho plantado mais cedo no norte do MT se salva da estiagem

Publicado em 26/04/2016 09:39
Milho plantado mais cedo no norte do MT se salva da estiagem

A longa estiagem entre os meses de março e abril prejudicaram o desenvolvimento do milho no Centro-Sul do país. As lavouras cultivadas mais tarde foram as mais prejudicadas, no entanto, os produtores que conseguiram realizar a semeadura dentro da janela terão bom rendimento.

As áreas que estão em fase de 'pamonha' dependem ainda de mais um chuva para recuperar todo seu potencial produtivo, e as previsões climáticas são animadores. O avanço de uma frente fria trará chuvas para o Mato Grosso a partir de quarta-feira (27). Os volumes não serão altos, mais suficientes para permitir uma mudança no padrão atmosférico e consequentemente uma melhora ao desenvolvimento das lavouras, segundo informações do agrometeorologista, Marco Antônio dos Santos.

"São milhos com rendimento de 100 sacas por hectare, mas se der uma chuva ele vai para 120 a 130 sc/há, compensando parte das perdas da soja. Agora aqueles produtores que fizeram contratos futuros a R$ 16,00/sc simplesmente vão empatar" explica o vice-presidente do sindicato rural de Sinop (MT), Leonildo Barei.

A última semana de abril será marcada por um padrão meteorológico totalmente diferente do observado ao longo de todo o mês. A frente fria vai romper o bloqueio atmosférico que manteve o tempo quente e seco em boa parte do país nas últimas semanas e que prejudicou as lavouras da segunda safra de milho do Brasil.

No entanto, a exemplo de Ipiranga do Norte (MT), as lavouras cultivadas fora da janela ideal já têm perdas consolidados que não deverão reverter mesmo como retorno das precipitações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • José Aloisio Bom Jesus de Goiás - GO

    João Batista, passe aqui pra ver milho plantado dentro da dita janela, se tem capacidade de produzir 100 sc/há??!!1 mostre a realidade geral, faça reportagens verdadeiras, sobre o que está acontecendo!

    1
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    João Batista, aproveita sua passagem pelo MT e vê se tem notícia da soja. Estamos recebendo colhedores que estiveram ai e nos relatam que a sra. soja está muito quieta ou já tomou o rumo do porto. Será ?

    0