"O governo precisa estar atento e intervir", diz Paolinelli sobre os preços do milho

Publicado em 30/03/2017 15:25
Alysson Paolinelli - Pres. Executivo Abramilho, GAF Talks 2017

Durante o GAF Talks, o presidente executivo da Abramilho e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolineli, conversou com o jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas, sobre os caminhos do milho brasileiro.

Para Paolineli, há uma obrigação de o Brasil continuar a produzir cada vez mais o cereal porque "a demanda mundial está aí". Ele lembra que a FAO já destacou que o milho será a commodity mais procurada nos próximos anos.

O que ocorre agora com os preços, segundo ele, é uma ocasião na qual as coisas complicaram. A safra brasileira é boa, mas o comprador de milho é "jogador de truque", como ele define. Além disso, os desdobramentos da operação Carne Fraca também trazem seus efeitos para este mercado.

Quanto a isso, Paolinelli destaca que o atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, está realizando "ações sérias e objetivas com muitas correções" e está conseguindo contornar o problema. Uma melhora para o mercado "ainda vai demorar um pouco", no entanto, refletindo à longa distância.

Para o presidente, apenas quando todos recuperarem os prejuízos obtidos, a cadeia irá retornar ao normal. Uma parte desse prejuízo também poderá parar no bolso do consumidor, com os preços mais elevados das carnes.

Ele acredita que "quem tem que cuidar [do seu produto] é o dono da marca". Cabe ao governo, em sua opinião, fazer as avaliações, mas as empresas devem se garantir.

Preços do milho

Na praça de Campinas (SP), o preço do milho gira em torno dos R$30. Em Sorriso (MT), R$16. O que não pode, para Paolinelli, é os preços ficarem abaixo do preço mínimo.

Assim, ele acredita que o governo deve fazer o possível para garantir esse preço. Ele aponta que o dinheiro existe, mas que a forma de conduzir esse dinheiro deveria ser mais ágil. "O que não podemos é voltar para a época da sanfona, com safras altas e preços baixos", destaca.

"O governo tem que estar atento e intervir. Comprar esse milho e fazer um estoque para recuperar o dinheiro de forma nacional, para que o produtor possa estar próximo do consumidor interno", defende Paolinelli.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Jurandir Alexandre Lamb Cascavel - PR

    o governo intervir em favor de quem produz???? que governo ????

    Estes estao preocupados somente em salvar a propria pele o resto que se dane ....

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Demagogia barata, o Brasil não tem politicas de Estado, as instituições estão a serviço dos politicos, não dos brasileiros. Como é que vai haver representação politica se podem mudar a politica toda vez que muda o governo? Não são as instituições que decidem, são os politicos, e Paolineli convenientemente esconde que foi Blairo quem nomeou o fiscal corrupto. Culpa a midia, no Brasil é assim, a idéia coletivista predomina, parece que todos falam a lingua dos comunistas,.... o bandido roubou, matou, a culpa é da sociedade, os politicos roubaram... a culpa é do sistema partidário, Blairo Maggi nomeou um corrupto... a culpa é da midia e da PF, ninguém tem culpa de nada na pocilga Brasil. É preciso enfraquecer o Blairo Maggi, tirar o poder dos politicos sobre as empresas e instituições, para que assim as instituições possam agir em nome dos produtores sem interferencia de paus mandados do governo de plantão.

      1
  • Pedro A Philippsen nova santa rosa - PR

    Grande Alysson Paolinelli... Excelente entrevista. Sereno, prudente, confiante,.. É de pessoas assim que a agricultura precisa.

    8
    • carlo meloni sao paulo - SP

      NAO ENTENDO A DESAPROVAÇAO DESSAS SEIS PESSOAS PAOLINELLI FOI O MELHOR MINISTRO DA AGRICULTURA QUE TIVEMOS ATE" HOJE ----FUNDADOR DA EMBRAPA -----NAO SE FAZEM MAIS MINISTROS COMO ANTIGAMENTE

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Pelos dedos negativos da' para entender o porque o Brasil ficou uma MERDA-----GENTE QUE NAO ENTENDE NADA, GENTE SABOTADORA SEMPRE DO CONTRA SO" PARA PREJUDICAR O BRASIL ---ETA POVINHO DE MERDA

      0