Apoio a comercialização e incremento das exportações são fundamentais para mudar tendência de baixa no mercado do milho

Publicado em 11/04/2017 17:07
Confira a entrevista do Roberto Carlos Rafael - Geminar Corretora
Diante de fatores que tendem a pressionar ainda mais as cotações de milho, orientação de consultor é para venda imediata

Podcast

Confira a entrevista Roberto Carlos Rafael

Download

No mercado do milho, os preços continuam pressionados internamente. A divulgação do novo relatório da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) aponta para uma produção acima de 91 milhões de toneladas, contando a safra e a safrinha. Assim, a sequência de notícias não se mostra muito boa para a formação dos preços pagos ao produtor de milho neste momento.

De acordo com Roberto Rafael, da Geminar Agronegócios, o cenário que se encontra no mercado do milho já vinha sendo previsto desde o início do ano. Agora, é intensificado pela entrada efetiva da colheita da safra de verão. Além disso, a operação Carne Fraca também trouxe efeitos diretos para a comercialização do cereal, prejudicando muitos produtores com a redução de consumo, algo que ainda não é mensurado.

Os grandes volumes de exportações são esperados apenas para o segundo semestre. O sinal, segundo Rafael, foi dado com o cenário de plantio da soja em período adequado e depois a entrada da safrinha com o clima adequado. As estimativas de uma safra recorde para o segundo semestre são cada vez mais estabelecidas. O que pode melhorar este mercado são leilões de PEP e Pepro por parte do Governo Federal, além de contrato de opções, bem como o que as traders conseguem efetivamente colocar no mercado neste momento.

O estado do Mato Grosso possui apenas 45% da safra comercializada - em outros estados, este número é ainda menor. Pela precocidade, algumas áreas já estarão colhendo em maio, com esse cenário se intensificando em junho. Rafael lembra ainda que as estimativas da Conab para a produção total são as mais baixas - consultorias falam entre 93 a 96 milhões de toneladas.

O indicador da Geminar aponta o milho na faixa dos R$28 na região de Campinas (SP), ainda com pressão de colheita. Com isso, Rafael aconselha os produtores que tiverem oportunidade a vender nesse momento, já que os preços tendem a ser menores. Ele lembra que a saída pelo Governo Federal pode vir para o mercado ainda em abril em leilões de PEP e Pepro, em torno de 1,5 milhão de toneladas.

No que diz respeito às exportações, a redução de uma área nos Estados Unidos não seria suficiente para reduzir a oferta americana e para o milho brasileiro ocupar esse espaço. Para solucionar esse problema, precisaria-se de uma quebra em terras americanas e com outras regiões produzindo menos. No entanto, os preços que estão sendo cotados neste momento ainda não são competitivos na paridade de exportações. Na avaliação de Rafael, o preço deveria ser cotado a R$22 na região de Campinas (SP) para ter paridade nos portos. Com isso, ele diz que "se fosse produtor, apostava nesse momento de agora".

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    Já há notícias dando conta que o governo federal estuda apoiar (comprar, para formar estoques) de 8 a 9 milhões de toneladas de milho, através de mecanismos como o PEP e PEPRO. O relatório do USDA indica que usaremos 60 milhões/t no consumo interno, com previsão de 32 milhões para a exportação. Conclusão: devemos ficar atentos a esses movimentos, que refletirão nos preços.

    0