Contratos de opções de milho são 100% negociados e disputa gera ágio de mais de 1000% nos prêmios

Publicado em 04/05/2017 17:36
Confira a entrevista com Francisco Carlos Peres - Labhoro Corretora
Apesar de valor dos prêmios alcançar mais de R$ 450,00 por contrato de 27 toneladas, negócio ainda é viável para produtor de MT

Podcast

Contratos de opções de milho são 100% negociados e disputa gera ágio de mais de 1000% nos prêmios

Download

A primeira de uma série de leilões em apoio à comercialização do milho foi realizada, englobando PEP, Pepro e contratos de opção - este último, que, por sua vez, teve bastante aceitação por parte dos produtores.

Francisco Peres, da Labhoro Corretora, comenta que esse leilão funcionou como uma espécie de "ensaio bem-sucedido". No Pep, a comercialização não chegou a 10%, com prêmio considerado baixo no mercado, além das questões de entrega técnica do produto, com um prazo curto para 7 de julho. O sucesso foi focado nos outros dois leilões.

Nos contratos de opção, foram negociados 7.400 contratos, 100% do total, com uma disputa grande. O prêmio teve um crescimento expressivo, entretanto, de acordo com o mercado. No Pepro, a região 3, que começa em Diamantina e vai até Sapezal, teve um prêmio baixo, o que fez com que o interesse fosse pouco. Já na região 1, o prêmio saiu diferente da abertura e 100% foi comercializado, assim como na região 2, que o preço saiu na abertura.

Peres lembra que o leilão possui um aspecto técnico e um aspecto psicológico durante a sessão, o que leva os preços a serem diferentes do ponto inicialmente programado. Entretanto, o fato é que os volumes serão relativamente baixos quando comparados ao tamanho da safra. Ele destaca ainda que a Companha Nacional de Abastecimento (Conab) vem aperfeiçoando o mecanismo de leilão e que não existe mais solicitação de desobrigação, o que pede mais responsabilidade dos produtores para disputar e arrematar o prêmio. Os produtores que não comprovarem o escoamento do milho podem ser penalizados com 10% do prêmio.

Ele explica, ainda, que em termos de fluxo de caixa, o Pep é mais atraente para os produtores, embora os contratos de opção deem o direito dos produtores venderem a R$17,87 para o governo, independentemente do mercado subir ou cair - caso ele queira exercer ou não esse direito, não há nenhuma penalização.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário