Colheita de milho em Sorriso -MT atinge 40% e o percentual de grãos avariados e ardidos ainda é elevado

Publicado em 26/06/2017 13:24
Tiago Stefanello Nogueira - Vice Pres. Sindicato Rural
Cálculos do Sindicato Rural mostra que pelo menos 30% do volume colhido até o momento tem problemas provocados pelo excesso de chuva durante desenvolvimento das lavouras

Tiago Stefanello Nogueira, vice-presidente do Sindicato Rural de Sorriso (MT), destaca que os produtores da região estão preocupados, uma vez que, a medida em que a colheita da segunda safra avança, a problemática do milho avariado e ardido continua.

Hoje, quase 40% da safra foi colhida no município. 38% a 40% dos produtores estão colhendo milho avariado ou ardido em até 20%, em níveis que não são mais aceitos pelas empresas.

As chuvas neste ano foram normais, mas uma parcela dos produtores plantaram mais cedo. Com isso, muitas lavouras passaram pelo período mais úmido, que permitiu a incidência de fungo e doenças.

Entretanto, Nogueira destaca que as próximas lavouras a serem colhidas devem ser boas. Com isso, os produtores devem fazer uma mescla para atingir aos padrões do mercado, o que vem sendo uma tarefa difícil para muitos.

Segundo levantamento, o município deve colher entre 2,8 a 2,9 milhões de toneladas. Considerando a situação atual, 30% desse volume total está avariado ou ardido.

Os produtores que não possuem os contratos vendidos encontram preços achatados por parte das empresas. Os últimos negócios giraram em torno de R$13 a R$14.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário