Colheita da safrinha de milho chega a 80% em Caarapó (MS) e saca é cotada a R$ 14,00

Publicado em 17/08/2017 11:25
Valor não fecha as contas e a rentabilidade da segunda safra é uma preocupação dos produtores da região. Rendimento médio das lavouras supera 100 sacas por hectare. Agricultores utilizam silo bolsa para armazenagem do produto. Compras para a safra de verão permanecem lentas e poucos negócios foram travados com a soja.

LOGO nalogo

Antônio Umberto Maran, presidente do Sindicato Rural de Caarapó (MS), destaca que cerca de 80% da safrinha de milho já foi colhida no município. Foram 55 dias de estiagem, o que foi favorável para a colheita do grão. A produtividade surpreende os produtores e até "passou um pouco das expectativas", com uma média acima de 100 sacas por hectare.

Por outro lado, há uma grande preocupação em relação a preço, rentabilidade e comercialização desse milho. Há muitas filas nos armazéns e muitos estão colocando o milho no silo bolsa. Como explica Maran, a remuneração fica muito baixa nos patamares atuais.

Os compradores existem, mas os produtores estão optando por não vender. "Até onde vai aguentar, eu não sei", diz o presidente, já que muitos terão de vender para honrar compromissos daqui para a frente.

Quanto aos leilões da Conab, que também contemplam o Mato Grosso do Sul, estes "são uma boa notícia", salienta Maran. "Mas o nosso problema não é de venda de produto, é questão de valores".

Pelo o que o presidente tem acompanhado, cerca de 30% dos produtores já estão realizando suas compras e se planejando para a safra de verão, enquanto outros estão aguardando pela venda do milho safrinha para poder se preparar.

Hoje, muitos dependem também do crédito a ser liberado pelo Plano Safra, o que também deve garantir parte da próxima campanha.

Para a safra de soja, Maran diz que não há negociações futuras já realizadas na região.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário