Milho: Colheita da safrinha se aproxima de 40% em Itambé (PR) e confirma queda na produtividade

Publicado em 25/07/2018 11:37
Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR
Na região, lavouras também foram penalizadas pela ausência de chuvas. Estado deverá colher cerca de 9,2 mi de t nesta safra, bem abaixo da projeção inicial de 12 mi de t. Preços estão próximos de R$ 30,00 a saca e negócios são efetuados aos poucos. Impasse no tabelamento do frete também encareceu custos de produção na localidade.

Podcast

Entrevista com Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR sobre o Acompanhamento de Safra do Milho Safrinha

Download

 

LOGO nalogo

O andamento da colheita do milho safrinha no Paraná tem confirmado a quebra na produtividade nas lavouras nesta temporada. Na região de Itambé, a colheita se aproxima de 40%, com a certeza de um menor rendimento devido ao atraso no plantio e também aos 40 dias sem chuvas registrados entre os meses de abril e maio.

"Tivemos um alongamento do ciclo da cultura por conta da falta de luminosidade. E temos em algumas regiões perdas superiores a 50% nas plantações tardias. O Deral (Departamento de Economia Rural) já reduziu de 12 milhões para 9,2 milhões de toneladas a safrinha do estado, mas acredito que a produção não deva atingir 8 milhões de toneladas", afirma o produtor rural da região, Valdir Fries.

A nova estimativa da entidade representa uma queda de 30% em relação ao volume colhido no ano anterior, de 13,2 milhões de toneladas. O rendimento das lavouras foi projetado em 4,41 mil quilos por hectare, um recuo de 20% em comparação com a safrinha passada, de 5,51 mil quilos por hectare.

Já os preços estão próximos de R$ 30,00 a saca do cereal. "É um preço até satisfatório diante dos custos de produção e, aos poucos, os produtores têm vendido o produto no mercado físico e realizado contratos futuros. Claro que, em algumas regiões nas quais as perdas são significativas, o valor não cobre os custos. E acredito que as informações precipitadas também têm prejudicado o planejamento dos produtores", explica Fries.

Frete

Ainda na visão do produtor rural é necessário que haja um preço mínimo do frete para manter o sistema do transporte. "Do jeito que vinha, o caminhoneiro não aguentava mais e o Governo deixou de investir em infraestrutura há muito tempo. Os custos de produção já estão mais altos e teremos que fazer mais contas para próxima temporada", completa.

Leia mais:

>> Deral reduz safrinha de milho para 9,2 mi de t no Paraná

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário