Milho: Colheita da safrinha se aproxima de 40% em Itambé (PR) e confirma queda na produtividade
Podcast
Entrevista com Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR sobre o Acompanhamento de Safra do Milho Safrinha
Download

O andamento da colheita do milho safrinha no Paraná tem confirmado a quebra na produtividade nas lavouras nesta temporada. Na região de Itambé, a colheita se aproxima de 40%, com a certeza de um menor rendimento devido ao atraso no plantio e também aos 40 dias sem chuvas registrados entre os meses de abril e maio.
"Tivemos um alongamento do ciclo da cultura por conta da falta de luminosidade. E temos em algumas regiões perdas superiores a 50% nas plantações tardias. O Deral (Departamento de Economia Rural) já reduziu de 12 milhões para 9,2 milhões de toneladas a safrinha do estado, mas acredito que a produção não deva atingir 8 milhões de toneladas", afirma o produtor rural da região, Valdir Fries.
A nova estimativa da entidade representa uma queda de 30% em relação ao volume colhido no ano anterior, de 13,2 milhões de toneladas. O rendimento das lavouras foi projetado em 4,41 mil quilos por hectare, um recuo de 20% em comparação com a safrinha passada, de 5,51 mil quilos por hectare.
Já os preços estão próximos de R$ 30,00 a saca do cereal. "É um preço até satisfatório diante dos custos de produção e, aos poucos, os produtores têm vendido o produto no mercado físico e realizado contratos futuros. Claro que, em algumas regiões nas quais as perdas são significativas, o valor não cobre os custos. E acredito que as informações precipitadas também têm prejudicado o planejamento dos produtores", explica Fries.
Frete
Ainda na visão do produtor rural é necessário que haja um preço mínimo do frete para manter o sistema do transporte. "Do jeito que vinha, o caminhoneiro não aguentava mais e o Governo deixou de investir em infraestrutura há muito tempo. Os custos de produção já estão mais altos e teremos que fazer mais contas para próxima temporada", completa.
Leia mais:
0 comentário
Milho tenta recuperação após tombo com estoques dos EUA; B3 fecha em alta
Milho volta a cair em Chicago nesta 5ª feira e perde os US$ 5/bu; B3 reduz perdas
Mercado vira após o USDA, milho despenca em Chicago, testa mínimas desde agosto e perde quase 7% em setembro
USDA surpreende com estoques e milho despenca mais de 20 pontos em Chicago nesta 4ª feira
Atraso na colheita do milho dá suporte para altas das cotações de Chicago nesta quarta-feira
Com um olho no dólar e outro no plantio, B3 fecha a terça-feira com estabilidade para os futuros do milho