Após excesso de chuvas, Campos de Júlio registra queda de produtividade para o milho safrinha

Publicado em 23/07/2019 11:05
Tiago Daniel Comiran - Produtor Rural de Campos de Júlio - MT
A colheita já atingiu 80% da área plantada e a produtividade média está até 7% menor do que a safra passada. Alguns produtores enfrentam dificuldades para entregar os contratos devido aos grãos ardidos.

Podcast

Entrevista com Tiago Daniel Comiran - Produtor Rural de Campos de Júlio - MT sobre o Acompanhamento de Safra de Milho

Download

LOGO nalogo

A colheita do milho safrinha já se encaminha para o fim em Campos de Júlio no Mato Grosso. Até o momento, cerca de 80% da área cultiva já foi colhida e os trabalhos deve se estender por mais 20 dias.

Segundo o produtor rural Tiago Daniel Comiran, as expectativas de ampliar a produtividade média nesta safrinha foram frustradas, uma vez que o excesso de chuvas prejudicou a polinização e o desenvolvimento das lavouras. Sendo assim, as médias até o momento estão entre 5 e 7% menores do que as do último ano.

Outro efeito do excesso de chuvas é a incidência de grãos avariados e ardidos. De acordo com Comiran, alguns produtores enfrentam dificuldades para entregar os contratos que já estavam acertados, pois tem até 20% de grãos ardidos, quando o limite aceito pelas traders é 5%.

Apesar dessa queda de produtividade e da dificuldade de entrega, os produtores do município ainda deve obter uma boa margem e lucro. Isso porque, os preços de venda do cereal variaram entre 24 e 26 reais ao longo do ciclo, e hoje estão em R$ 25,00.

Outra preocupação para a cadeia do milho no Mato Grosso é a incidência do Fethab do milho, que conforme conta o produtor, retira R$ 0,50 de cada saca produzida no estado.

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Campos de Júlio/MT no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário