Combinação de clima e boas ações foram responsáveis por aumento de 7 a 20% na produtividade do milho safrinha

Publicado em 24/07/2019 11:48
Renan Macedo e Glauber Camponogara - Cientistas de Dados na Agrosmart
Especialistas em Agronomia e Meteorologia comentam fatores que influenciaram nos bons rendimentos da safrinha de milho 2019

Podcast

Entrevista com Renan Macedo e Glauber Camponogara - Cientistas de Dados na Agrosmart sobre a Safra de milho 2019

Download

LOGO nalogo

A atual safrinha de milho deve registrar um aumento de produtividade entre 7 e 20% com relação ao ano passado, segundo expectativa de Renan Macedo, doutro em agronomia e cientista de dados da Agrosmart.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Macedo destacou que “as boas expectativas se concretizaram apesar de não ter terminado a colheita em muitos estados as estimativas são muitos boas”. Segundo ele, o bom rendimento é fruto de um manejo correto da cultura, janela de plantio adequada e ajuda do clima.

Apesar dessa grande produtividade, o rendimento do produtor deve ficar comprometido nessa safrinha. Isso porque, houve um alto custo de produção, impulsionado pelo aumento de fertilizantes e outros insumos como fungicidas, herbicidas e inseticidas, e os preços de venda não acompanharam este aumento.

“Esse ano tivemos algumas situações que causaram mudanças nos preços, como o atraso no plantio dos Estados Unidos e alguns problemas com secas ou geadas pontuais por aqui. O que tem sido observado é uma redução da margem por custo elevado e preços que não tem acompanhado esse aumento. Apesar de ter uma situação de preços elevados nos últimos dias, existe uma tendência de redução de preços e isso dificulta a vida do produtor”, afirma o agrônomo.

Clima

Entre os fatores que atuaram para este bom rendimento da safrinha está o clima. Para Glauber Camponogara, doutor em meteorologia e cientista de dados da Agrosmart, o clima durante o ciclo de desenvolvimento do milho safrinha poderia ter sido melhor, mas manteve um potencial de crescimento para as lavouras.

“Eu diria que não atrapalhou. A gente teve no mês de maio um acumulado de chuvas baixo no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e norte e nordeste do Paraná e isso também aconteceu no mês de junho. Contudo, essa diminuição de chuvas não é ausência de chuvas, então as plantas tiveram água suficiente para ter uma boa produtividade”, diz.

Neste momento em que são realizadas as colheitas do milho safrinha o clima também volta a ter papel importante para a definição dos trabalhos. De acordo com Camponogara, as chuvas a baixo da média estão contribuindo para a entrada do maquinário em campo e a tendência para os próximos 15 dias aponta chuva concentrada no Sul, o que ajudaria os trabalhos realizados no Centro-Oeste e Paraná.

Confira a entrevista completa com os doutores em agronomia e meteorologia no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário