Tocantins finaliza segunda safra de milho com produtividade e preços acima da média. Área com a cultura deve dobrar em 3 anos

Publicado em 31/07/2019 12:16
Maurício Buffon - Presidente da Aprosoja Tocantins
Presidente da Aprosoja TO participou da comitiva que levou para Brasília a "Carta de Palmas" documento contrário à Moratória do Cerrado

Podcast

Entrevista com Maurício Buffon - Presidente da Aprosoja Tocantins sobre o Acompanhamento de Safra do Milho

Download
 

LOGO nalogo

No estado do Tocantins, os produtores rurais finalizaram a colheita da safrinha de milho com produtividade e referências acima da média. Além disso, a expectativa é que a área com a cultivada com grãos deve aumentar nos próximos três anos com os investimentos em maquinários e equipamentos tecnológicos.

Segundo o Presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, as lavouras que foram plantadas em fevereiro registraram uma produtividade em torno de 85 a 90 sacas do grão por hectare. “Lembrando que é uma fronteira agrícola que conta com áreas de dois a três anos de lavouras e nós tivemos 180 a 200 mil hectares áreas cultivadas nesta situação”, comenta.

Até o momento, o percentual colhido está próximo de 90%. “Alguns produtores rurais devem finalizar dentro de uma semana dos trabalhos de campos”, destaca. Com relação à comercialização, a liderança aponta que parte dos produtores realiza troca ao invés de comercialização o cereal.

As referências para o cereal estão girando em torno de R$ 28,00 a R$ 30,00 a saca no mercado interno. “Neste ano, o milho deu um fôlego para os agricultores e os preços praticados deixam margem de lucros”, aponta.  

Carta de Palmas

Nesta terça-feira (30/7), os produtores de soja entregaram na Casa Civil da Presidência da República, em Brasília, a Carta de Palmas, um documento que a Aprosoja pede que o governo federal se manifeste contra a moratória da soja na região do Cerrado conhecida como Matopiba, que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

“Nós mostramos números bem condizentes que se existe desmatamento não é culpa do produtor rural. Aqui no nosso estado tem 5% de área agrícola, sendo que 3% são destinadas a cultura da soja”, afirma a liderança.

O grupo foi recebido pelo assessor especial Abelardo Lupion e também levou o assunto ao conhecimento do governador de Goiás Ronaldo Caiado, que participava de agenda na Casa Civil. Participaram o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, da Aprosoja Goiás, Adriano Barzotto, e os diretores executivos da Aprosoja MT, Wellington Andrade, e da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário