Colheita do milho tem bons resultados no Maranhão e produtores já se preocupam com rentabilidade da soja 19/20

Publicado em 14/08/2019 10:29 e atualizado em 14/08/2019 12:36
966 exibições
Milho safrinha encerra colheita com produtividade média de 90 sacas por hectare vendas com preço médio entre 28 e 30 reais por saca. Para a próxima safra de soja preocupação é relação entre alta no custo de produção e baixo valor para vendas futuras.
José Carlos Oliveira de Paula - Presidente da Aprosoja MA

Podcast

Entrevista com José Carlos Oliveira de Paula - Presidente da Aprosoja MA sobre o Acompanhamento de Safra do Milho

Download

 

LOGO nalogo

No estado do Maranhão, a colheita do milho safrinha está na fase final e de acordo com José Carlos Oliveira de Paula, presidente da Aprosoja MA, os agricultores locais devem finalizar os trabalhos de colheita dentro dos próximos dias.

De acordo com ele, a média de produtividade é de 90 sacas por hectares, ficando dentro do esperado para região. “Foi dentro do previsto, o tempo ajudou nesse final. Teve áreas que produziram mais, mas a média do estado ficou dentro do esperado”, afirma José Carlos.

Com a queda dos valores nos últimos dias, ainda há 50% da colheita para ser vendida. De acordo com José, o produtor agora aguarda a retomada nos preços para vender o restante. O preço médio hoje na região é de R$ 28 por saca, antes da queda os valores ficavam em torno de R$ 34 /  saca.

A partir de agora os produtores já começam a pensar na safra de verão. A expectativa é que o plantio comece a ser feito a partir do dia 15 de outubro.  Os trabalhos na região vêm caminhando dentro do previsto e a maior preocupação do produtor local é com o custo de insumos e frete, que tem previsão de alta em 16% em todo o estado. Segundo José Carlos, o produtor está apreensivo quanto aos níveis atuais de valores, já que para ter rentabilidade positiva com a soja, a região precisará colher o mínimo de 50 sacas / ha. 

 

Por: Guilherme Dorigatti e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário