Demanda por etanol de milho no Paraguai cai em mais de 78% após paralisação do Coronavírus

Publicado em 15/04/2020 10:29 e atualizado em 15/04/2020 12:15
Jefferson Jean Santi - Gerente de Vendas da Inpasa do Paraguai
Setor busca alternativas de mercado como a exportação de etanol industrial para o Chile e México

Podcast

Demanda por etanol de milho no Paraguai cai em mais de 78% após paralisação do Coronavírus

Download

LOGO nalogo

Assim como já acontece nos Estados Unidos e ameaça acontecer no Brasil, o setor de etanol de milho no Paraguai vem sofrendo os impactos da crise do Coronavírus. A demanda e, consequentemente, a produção do biocombustível foram reduzidas no país vizinho.

Segundo o gerente de vendas da Inpasa do Paraguai, Jefferson Jean Santi, uma das plantas da empresa foi totalmente paralisada, já que a demanda interna de etanol, que é de 700 mil litros por dia, foi reduzida para 150 mil litros, uma queda maior do que 78%.

Santi destaca que a desvalorização do real ante com dólar já estava impactando o setor, que exporta boa parte da produção para o Brasil, seja no milho ou no etanol (destinado ao Nordeste), e agora as paralizações no país devido a epidemia do Coronavírus provocaram uma queda violenta na demanda interna.

Neste momento, o governo paraguaio visa adquirir novos equipamentos de proteção para os profissionais da saúde que seguem trabalhando, assim como o agronegócio, industrias e serviços essenciais. A expectativa é de que possa haver uma flexibilização da situação para retomar as atividades comerciais restantes.

Enquanto isso, a segunda safra de milho segue se desenvolvendo nos campos e enfrentando dificuldades após atraso no plantio, principalmente na parte norte do país, e estiagem de até 45 dias em algumas regiões. Santi conta que a metade centro sul do Paraguai ampliou bastante sua área cultivada nesta safra e deve ajudar a compensar as perdas do norte, deixando a queda na produtividade nacional em torno de 20%.

Confira a entrevista completa com o gerente de vendas da Inpasa do Paraguai no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário