Após passar por três períodos de estiagem, Capanema/PR deve ter 35% de perdas na segunda safra de milho

Publicado em 08/05/2020 11:20 2889 exibições
Rafael Carlos Maldaner - Produtor Rural em Capanema/PR
Região registrou falta de chuvas no plantio, desenvolvimento vegetativo e enchimento de grãos e agora produtores ficam divididos entre incerteza da produção e aproveitar bons momentos de preços para venda

Podcast

Após passar por três períodos de estiagem, Capanema/PR deve ter 35% de perdas na segunda safra de milho

Download

LOGO nalogo

A segunda safra de milho em Capanema no Paraná está sofrendo para se desenvolver em meio a falta de chuvas que já impacta em queda ante a produtividade esperada inicialmente após o aumento dos investimentos para a cultura neste ano.

Segundo o produtor rural de Capanema/PR, Rafael Carlos Maldaner, a região já passou por três períodos de estiagem em fases chave da cultura. A primeira delas foi no plantio e ocasionou a germinação uniforme das lavouras, depois no momento de desenvolvimento vegetativo as plantas ficaram baixas e com poucas folhas e, por fim, no desenvolvimento de grãos e polinização das flores.

Diante disso, a expectativa inicial de produtividade que era entre 100 e 130 sacas por hectare, já deve ser até 35% menor levando-se em conta a falta de chuvas para o desenvolvimento das plantas e os problemas com pragas, como a lagarta do cartucho, que se aproveitou das condições climáticas e atacaram as áreas.

Maldaner destaca ainda que os produtores do município já venderam entre 20 e 25% da produção aproveitando os bons preços, que hoje giram em torno de R$ 40,00, mas agora se retraem esperando que a colheita começa em 30 dias para saber melhor qual será o tamanho da safra.

lavouras de milho na região de Capanema/PR | Foto: Rafael Maldaner

lavouras de milho na região de Capanema/PR | Foto: Rafael Maldaner

 

lavouras de milho na região de Capanema/PR | Foto: Rafael Maldanerlavouras de milho na região de Capanema/PR | Foto: Rafael Maldanerlavouras de milho na região de Capanema/PR | Foto: Rafael Maldanerlavouras de milho na região de Capanema/PR | Foto: Rafael Maldanerlavouras de milho na região de Capanema/PR | Foto: Rafael Maldanerlavouras de milho na região de Capanema/PR | Foto: Rafael Maldanerlavouras de milho na região de Capanema/PR | Foto: Rafael Maldaner

 

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Capanema/PR no vídeo.

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário