HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Estiagem já afeta lavouras da safra verão de arroz, milho e soja em Santa Catarina

Publicado em 22/10/2020 10:23 e atualizado em 22/10/2020 12:01 1141 exibições
Enori Barbieri - Vice Presidente da FAESC
Produção de milho era estimada em 2,5 milhões de toneladas, mas perdas já vão aparecendo e alguns produtores não descartam dessecar as lavouras já semeadas e replantar as áreas. Abastecimento de água para animais das cadeias de frangos, suínos e leiteira também está prejudicada

Podcast

Estiagem já afeta lavouras da safra verão de arroz, milho e soja em Santa Catarina

Download

LOGO nalogo

Santa Catarina vive problemas climáticos já há cerca de um ano. Somente em 2020, o déficit hídrico já chega à 700 mm do que era esperado, de acordo com dados da Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina).

O vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, comenta que produtores de arroz já enfrentam dificuldades para abastecer seus reservatórios, as lavouras de milho recém plantadas passam por dificuldades de desenvolvimento e a safra de soja está com plantio atrasado pela baixa umidade do solo.

Barbieri afirma que as perdas vão aparecer no momento da colheita, mas ainda é possível ter boas safras, caso as precipitações retornem e os produtores consigam plantar até o final do ano. Inclusive no milho, muitos produtores já pensam em dessecar as lavouras plantadas e iniciar a semeadura novamente.

Os impactos da falta de água no estado são sentidos também no setor das proteínas animais com frangos, suínos e gado leiteiro sem abastecimento. A liderança relata que muitos destes produtores estão tendo que bancar caminhões pipa para buscar água em reservatórios para o abastecimento dos animais.

Confira a entrevista completa com o vice-presidente da Faesc no vídeo.

Leia Mais:

+ Avicultores e suinocultores catarinenses buscam água em caminhões-pipa por falta de chuva para encher reservatórios

+ Agropecuária catarinense tem preços em alta e apreensão com estiagem

+ Safra 2020/21: FAESC diz que falta de chuva já compromete produção de milho de Santa Catarina

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário