HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safrinha de milho tem atraso de 30 dias em Nova Mutum/MT e falta de chuva liga alerta

Publicado em 16/04/2021 10:46 e atualizado em 16/04/2021 11:34
Paulo Zen - Delegado Coordenador da Aprosoja/MT
Região precisa de novas precipitações para melhorar o quadro de desenvolvimento das lavouras. Irregularidade também se apresenta no tamanho das plantas, o que dificulta as ações de manejo e controle de pragas

Podcast

Realidades da Safra - MilhoSafrinha de milho tem atraso de 30 dias em Nova Mutum/MT e falta de chuva liga alerta

Download

LOGO nalogo

O plantio da segunda safra de milho em Nova Mutum no Mato Grosso registrou atraso de 30 dias com relação aos anos anteriores. Isso se deu após o plantio da soja atrasar 15 dias e a colheita também ser postergada por outros 15 dias.

Segundo o delegado coordenador da Aprosoja MT, Paulo Zen, isso refletiu no plantio de 45% das lavouras fora da janela ideal de cultivo e de uma diferença muito grande no estágio das áreas, com milho pendoando ao lado de plantas com 50 centímetros dividindo espaço na mesma propriedade.

Além do atraso, a região enfrenta um período complicado de chuvas com apenas 50 mm acumuladas até aqui neste mês de abril, o normal para o muncipio é acumular entre 170 e 230 mm no mês todo.

Caso essa situação de estiagem persista, a liderança espera grandes porblemas para a safra e perdas significativas na produção do cereal, que também precisa ultrapassar os desafios da alta pressão de pragas como percevejos e cigarrinhas.

Diante deste cenário, a opção de muitos produtores é sair do mercado e não fechar mais vendas de milho além daquelas já compromissadas no travamento de custos. No caso particular de Zen, ele paralizou todas as movimentações de mercado e deve voltar a vender milho apenas no final de maio, quando haverá uma definição maior sobre a produção.

Confira a entrevista completa com o delegado coordenador da Aprosoja MT no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário