HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sorriso/MT comemora chuva de domingo para o milho, mas lavouras ainda precisam de mais água

Publicado em 26/04/2021 11:26 e atualizado em 26/04/2021 16:45 1491 exibições
Silvano Felipetto - Pres. Sind. Rural Sorriso/MT
Os 60% que foram plantados dentro da janela e já estão em pendoamento necessitam de mais precipitações agora, enquanto os 40% que ficaram fora do período ideal de semeadura vão precisar de chuva no começo de maio. Aumento no custo de produção preocupa para próximas safras

Podcast

Entrevista com Silvano Felipetto - Pres. Sind. Rural Sorriso/MT sobre as Realidades da Safra - Milho

Download

LOGO nalogo

Apenas 60% das lavouras de milho safrinha foram plantadas dentro da melhor janela de cultivo, deixando os outros 40% para o mês de maio. Depois deste atrasado, foi a estiagem quem prejudicou o desenvolvimento das plantas. 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT, Silvano Felipetto, muitas regiões do município estavam à 30 dias sem chuvas até a que foi registrada no último domingo (25), mas ainda assim, não foi uma precipitação geral e algumas localidades seguem secas. 

Para estas lavouras semeadas dentro da janela, o período mais crítico de necessidade de água é agora, com as plantas em pendoamento, já para as demais, está fase será no começo do mês de maio. 

Outro problema que afreta está segunda safra é a presença de pragas como o percevejo barriga verde, que já demanda mais de 5 aplicações de fungicidas para controle, e a cigarrinha que está registrando aumento de pressão na região. 

Soja 

Após ter o plantio atrasado em mais de 20 dias, o que resultou em uma cumulo de semeadura no mesmo período, a safra verão 20/21 em Sorriso enfrentou excesso de chuvas no momento da colheita, o que atrasou ainda mais os trabalhos. 

Além do atraso, essas intempéries resultaram em perdas de produtividade entre 15 e 20% na safra do municio, que também sofreu com reflexo de doenças nas plantas. 

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT no vídeo. 

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário