Com três regiões distintas, Maranhão tem soja colhida, colhendo e em desenvolvimento, além de safrinha de milho
Podcast
Com três regiões distintas, Maranhão tem soja colhida, colhendo e em desenvolvimento, além de safrinha de milho
Download
O Maranhão vive três estágio diferentes para a safra de soja 2020/21. Enquanto a região sul já encerrou as atividades de colheita, a mais central está avançando com os trabalhos e parte mais ao norte ainda se prepara para iniciar a retirada dos grãos do campo.
Segundo o presidente da Aprosoja MA, Vilson Ambrozi, a região sul, a mais expressiva em produção, enfrentou dificuldades com chuva na colheita e registrou algumas perdas, ficando com produtividades entre 50 e 55 sacas por hectare, índice que vem se repetindo no centro e de ser a média final do estado.
A liderança relata que restam apenas 25% de grãos ainda para negociação, já que o restante foi vendido desde o ano passado como trocas por insumos. A expectativa é elevar a média de preços com esses últimos volumes disponíveis.
Milho
Na região sul do Maranhão houve plantio de safrinha de milho após a colheita de soja em 200 mil hectares. Até o momento, as chuvas foram boas em março e abril e o desenvolvimento das lavouras é satisfatório.
O presidente destaca que, as plantas estão em fase de pré-pendoamento e tem bom estoque de umidade no solo. Além disso, existem previsões de novas precipitações para a primeira quinzena de março que devem garantir o bom potencial.
Olhando para o mercado, Ambrozi aponta que os preços de momento estão bons, mas mais baixos do que na região Sul do país. Isso motivou inclusive vendas de milho do Matopiba para o Paraná, movimento inverso do que acontecia até o ano passado.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja MA no vídeo.
0 comentário
Futuros do milho recuam na B3 nesta sexta-feira com mercado esperando entrada maior da safrinha
Brasil fecha junho/26 exportando 17,85% mais milho do que em junho/25
Janela mais curta do milho safrinha e custos elevados aumentam pressão sobre rentabilidade no campo
Abramilho destaca colheita do milho avançando lentamente e alerta para problemas de qualidade do grão
Milho: B3 fecha 5ª feira em queda, enquanto Bolsa de Chicago termina negócios em campo misto
Chicago segue com valorizações para o milho nesta quinta-feira de olho no clima e no USDA